No ar

Marlo Matielo

Super Manhã

11:00 - 11:34 com Marlo Matielo

No ar - Super Manhã Ouça ao vivo

SÃO LOURENÇO DE BRINDES

SÃO LOURENÇO DE BRINDES

PROVÍNCIA SÃO LOURENÇO DE BRINDES é a circunscrição dos freis capuchinhos presentes em Santa Catarina, Paraná e Paraguai. Iniciada pelos freis pioneiros italianos em fins de 1918. A pedido do Arcebispo de Curitiba vieram da região de Veneza, para colaborar com a Igreja local. Pela data, a Província celebra neste ano de 2018 seu centenário. É sim uma longa história.

Os pioneiros escolheram São Lourenço de Brindes como seu padroeiro. Vamos a um pouco de sua vida.

Nasceu em 21 de julho de 1559 em Brindisi, Itália. Seu nome de batismo Júlio Cesar Russo. Aos 6 anos Júlio possuía um incrível dom de memorizar páginas de livros em poucos minutos e depois as declarava em público. E sua vida seguiu com brilhantismo nos estudos. Aos 14 anos ficou órfão e foi viver em Veneza com um tio. Lá sentiu-se chamado por Deus e o atendeu. Seguiu as pegadas de São Francisco como frei conventual. Passou para os capuchinhos e completou sua formação em Pádua: votos religiosos e ordenado presbítero.

Tornou-se especialista em línguas e sua vasta erudição favoreceu-lhe em assumir muitos serviços na Ordem Capuchinha. Foi ministro provincial e várias províncias da Itália, caminhando a pé para visitar os freis. Foi superior geral dos capuchinhos e grande pregador da Palavra de Deus. Esteve a serviço do Papa Paulo V, foi embaixador da paz junto a príncipes e reis em discórdia. Escreveu um obra teológica – quinze volumes – chamada Opera Omnia, o que, depois de seu falecimento, lhe fez conferir o nome de “Doutor Apostólico”.

Lourenço foi homem de muita oração e de muita humildade. Suas celebrações eucarísticas prolongadas. Sua paciência o ajudou nas missões diplomáticas e como capelão militar. Faleceu em 21 de julho de 1619. Em 1881 incluído na lista dos santos e proclamado Doutor da Igreja aos 19 de março de 1959.

Exemplo de vida, escolhido para patrono desta Província, pelos freis pioneiros, vindos da Itália. Deu o nome a esta Província Capuchinha que no ano de 1936 assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, incluindo a cidade e município de Ouro e mais tarde a cidade e município de Zortea. Ainda existiam as paróquia da vila hoje Santa Lúcia e Barra do Leão, que passaram a ser comunidades desta paróquia São Paulo Apóstolo.

Daquela data em diante a vida dos habitantes da região e a vida dos freis desta Província se misturaram em consequente ligame cristão. Sacramentos, movimentos religiosos, associações variadas, aprofundamento evangélico ficaram marcados em mútua relação.

Assim residentes e turistas viram também nascer um belo templo, cartão turístico da cidade e de Santa Catarina.

Mais que um templo, sinal visível da crença popular, a formação nos caminhos do Senhor, supera todos os dados mensuráveis. São valores que estabelecem os alicerces da personalidade e da comunidade cristã.

Que o valoroso São Lourenço de Brindes possa nos passar seu elan, apesar da distância de sua vida no passado.

Enfim, a paróquia pode sentir-se por demais agraciada. No seu percurso tem um dos pilares da igreja primitiva, São Paulo Apóstolo, e outro pilar, o também intrépido ministro das relações humanas e cristãs, São Lourenço de Brindes. Como no passado, os seus freis possam corresponder no futuro aos desígnios do Senhor.

A graça divina pode transformar mulheres e homens tornando-os desta grandeza que permanecem para sempre no simbolismo de nossas vidas. Temos caminho para tanto. A encarnação de Jesus, apesar de inverter o processo, nos mostra que o humano pode ser divinizado. Ambos os santos mostraram na sequência de suas vidas tal ligame.

Que o acordo entre o grande APÓSTOLO Paulo e o desconhecido apóstolo Lourenço, nos anime e entusiasme para sermos os apóstolos de uma igreja atual. Em saída, como eles o foram!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/08/2018 15:51

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/05/2019 06:57 por Jardel Martinazzo

Homem alega estar sendo ameaçado por detento do presídio de Chapecó

Um morador do Loteamento Parizotto acionou a Polícia Militar após ter recebido mensagens pelo celular de um suposto [...]

Publicado em 23/05/2019 19:50 por Marlo Matielo

Bazzinho representa a AD AGN Capinzal na Seleção da Liga Catarinense de Futsal

O ala Renan Bazzo se apresentou nesta quarta-feira, dia 23, na cidade de Seara, à Seleção Catarinense de Futsal, que [...]

Publicado em 23/05/2019 19:20 por Marlo Matielo

Polícia Militar atendeu dois acidentes de trânsito em pouco mais de meia hora em Capinzal

Dois acidentes de trânsito sem vítima foram atendidos pela Polícia Militar de Capinzal durante esta quinta-feira, [...]

Outras notícias

Publicado em 24/05/2019 08:48

Capinzalense disputará a segunda etapa do Catarinense de Rally Regularidade

A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade será no dia [...]

Publicado em 23/05/2019 20:15

Assinado o convênio que permite o repasse de recursos da Prefeitura para a Associação dos Acadêmicos de Capinzal

A Administração Municipal de Capinzal formalizou na manhã desta [...]

Publicado em 21/05/2019 08:47

Palestra nesta noite abordará sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Identificando os abusos sexuais e o que fazer? Esse é o tema da palestra que [...]

Publicado em 20/05/2019 15:37

Inicia nesta noite a programação da Semana MEI 2019 de Capinzal

Começa na noite desta segunda-feira (20) a programação da Semana MEI [...]

Publicado em 20/05/2019 12:23

CRAS de Capinzal inicia atividades com grupo de idosos

Na tarde da última sexta- feira (17) iniciou o grupo de idosos no Serviço de [...]

Publicado em 20/05/2019 08:15

MORTE GRADUAL: A PRESSÃO PERFECCIONISTA

Nós precisamos de um tempo. Parar e respirar com suavidade. Pegar leve conosco [...]