Jornal A Semana

SAÚDE BUCAL - A IMPORTÂNCIA DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM CRIANÇAS

  • Douglas Varela
  • 03/08/2018 15:48
17809432355b64a3b9a80826.59858033.jpg

A escovação, como hábito, deve ser estimulada durante a infância, período onde se assimilam costumes que vão ser levados para a vida. Proporcionar à criança uma condição de saúde melhor, com pouco ou até zero risco de doença inserindo bons hábitos, são sinônimo de prevenção e prevenir ainda é o melhor remedio. A higiene bucal deve ser acompanhada pelos pais até os 8 anos, seguindo as orientações de seu Cirurgião Dentista. Orientamos até esta idade pois é quando a criança vai adquirir habilidades motoras para realizar os movimentos corretos, proporcionando um cuidado adequado aos dentes e gengivas. Outro fator que devemos considerar é a quantidade de creme dental aplicada na escova, comumente crianças tendem a exagerar nesta quantidade, ou por não ter noção de quanto deva ser colocado ou por gostar do gosto do creme dental. Esse excesso de creme dental, por proporcionar uma maior quantidade de espuma pode passar uma falsa sensação de limpeza, alem de fazer com que a criança ou adulto interrompa precocemente a escovação.

Sabemos que essa experiência pode ser um tanto desafiadora durante o começo, mas nunca a criança deve ser desencorajada, e por mais que o processo possa se apresentar difícil, criando uma rotina fica tudo mais fácil. Apesar de ineficiente, a escovação feita pelos pequenos é uma forma eficaz de estimular o hábito, explicar sobre a importância de uma boca limpa e tornar essa experiencia agradável é um bom começo.

Alguns itens que ja são de nosso conhecimento devem ser repassados as crianças, entre eles escovar pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e oferecer uma alimentação equilibrada, sem o consumo exagerado de açúcar ou carboidratos simples. Acostume desde cedo levar a criança ao Dentista para sempre ter um sorriso saudável.


Enquete