Jornal A Semana

SCORE DE CRÉDITO: CUIDE BEM DO SEU!

  • Douglas Varela
  • 28/02/2020 07:25
15898372325e58ead7aec548.25369091.jpg

Quem costumeiramente solicita crédito ao banco, ou crediário em alguma loja, com certeza já ouviu o atendente falando: “seu Score é bom, o crédito está aprovado”, ou “seu Score é baixo, infelizmente não consigo aprovar o crédito que solicitou”. O Score é uma pontuação de crédito que os bancos e as empresas usam para analisar o seu cadastro. Todas as pessoas tem uma pontuação com base no seu histórico de compras, pagamentos, e movimentações financeiras como utilização de cartão de crédito, compras parceladas, etc... Saiba que estar com o nome limpo não quer dizer que você tem crédito liberado.

Mas vamos analisar isso em detalhes. Atualmente as empresas de crédito tem acesso a todas as suais informações: Aonde compra, se compra parcelado ou no dinheiro, se usa cartão mais no crédito ou no débito, se paga parcelas e boletos em dia ou com atraso. Nossa vida financeira é um livro aberto, pois todas as informações são cruzadas e analisadas por empresas como Serasa, SPC, Boa Vista, e outras mais. Todas essas informações são convertidas em números, buscando uma forma de medir a probabilidade de inadimplência de uma pessoa, com base no seu histórico. Essa probabilidade é medida por uma pontuação, que vai de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, menor a probabilidade desta pessoa se tornar inadimplente. Por isso que alguém com Score baixo têm dificuldade em tomar crédito.

Mas o que fazer para melhorar meu Score?

1) Não fique solicitando crédito toda hora: Cada solicitação vai para seu histórico e quanto mais crédito você pede por ai, mais seu Score baixa. 2) Fique longe de restrições: Cada vez que entra uma restrição no seu CPF sua pontuação despenca. Ao limpar seu nome a pontuação não volta ao patamar de antes, subindo muito lentamente. 3) Pague suas contas em dia: cada atraso, nem que seja de 1 dia já prejudica. Agora, se você pagar suas contas no vencimento, o histórico de pagamento em dia faz seu Score subir. Mas atenção, a dívida tem que estar no seu CPF. Se sua conta de luz está em nome de seu pai por exemplo, e for paga em atraso, vai prejudicar o CPF dele! 4) E por último: Cuidado com o cartão de crédito. Pagar o mínimo da fatura ou atrasá-la pesa muito contra.

Uma pontuação alta no Score facilita muito sua vida financeira, como por exemplo: conseguir créditos com taxas menores, com menos garantias ou até sem garantia nenhuma. Os bancos oferecem vários créditos pré-aprovados diretos nos aplicativos ou no caixa eletrônico para clientes com Score alto. Se liga nesses detalhes que sua vida financeira fica mais fácil e muito mais barata.

 


Enquete