Agricultura

Secretaria da Agricultura capacita produtores que atuam no controle ao borrachudo

  • Marlo Matielo
  • 06/11/2019 06:18
6053593115dc2904ad0a679.85662283.jpg

Desde a década de 80, o borrachudo tem estado presente na zona urbana e rural de Capinzal causando desconforto e mal-estar às pessoas e animais, além de considerável prejuízo econômico causado nas atividades como bovinocultura de leite e avicultura. 

Com objetivo de combater este inseto, a Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente faz a aquisição do larvicida utilizado e, em parceria com a Epagri, presta assistência técnica a moradores lindeiros das comunidades que aplicam o produto sendo elas: Engenho Novo, Linha Pellizzaro, Barro Preto, Fazenda das Palmeiras, Linha Gramado, São Roque e Alto São Roque. 

No dia 24 de outubro, foi realizado na sede da ASMUCA, uma importante capacitação onde os participantes receberam todas as orientações sobre a correta aplicação do larvicida biológico BTI. Participaram do evento 25 pessoas entre aplicadores, técnicos e servidores da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. 

O treinamento foi coordenado pela equipe técnica das empresas Agro Lider e Sumitomo Chemical LatinAmerica, que prestam assessoria na área de controle de vários insetos causadores de danos as pessoas e animais. 

No início desta semana uma nova aplicação do larvicida foi realizada no Rio Capinzal e no Rio Santa Cruz. A distribuição do produto ocorreu na quinta-feira, dia 24, onde foram aplicados 14 litros no Rio Capinzal e 36,5 litros no Lajeado Santa Cruz, totalizando 55,5 litros de larvicida biológico. 

Esta foi a primeira aplicação de um total de três aplicações que serão feitas num intervalo de 15 dias. Este programa de aplicação de larvicida biológico é feito nos rio Santa cruz, Capinzal e afluentes para controlar as larvas que dão origem aos borrachudos adultos, cujas fêmeas picam pessoas e animais.


Enquete