Agricultura

Secretaria de Agricultura abre bebedouros em áreas rurais que sofrem com seca

  • Jorge Luiz Soldi
  • 13/03/2020 14:03
17136791075e6bbec74d3582.20956306.jpg

Segundo a meteorologia não  há uma previsão, a curto prazo, de uma quantidade de chuva considerada ideal para resolver os problemas causadas pela escassez dos últimos meses.

Esta é a afirmação do engenheiro agrônomo da emissora, Ronaldo Coutinho do Prado, que disse,  em sua participação, que a agricultura deverá continuar sofrendo por mais semanas com a seca. Em algumas propriedades no município de Capinzal, os agricultores  já começam  a sentir problemas para conseguir matar a sede aos seus animais.

A Secretaria de Agricultura  de Capinzal está atendendo  propriedades rurais do município que sofrem com os efeitos da falta de chuvas e no momento está realizando a abertura de bebedouros para o armazenamento de água aos animais.

O serviço foi iniciado a semanas, atendendo as propriedades com suporte neste trabalho. A secretaria da agricultura do município também está preparada para transportar água nas propriedades caso necessário com caminhão-pipa.

Segundo o secretário da agricultura, Leimar Bernanrdi, a equipe técnica da secretaria, Epagri e o prefeito Nilvo Dorini, farão nas próximas horas visitas a propriedades em diversos pontos do município para constatar in-loco a real situação nas propriedades rurais. Após esta visita será observada a necessidade de  Decretar ou não,   Situação de Emergência no município de Capinzal devido a seca que assola a região.

Região

Na região,  o município de Concórdia completa três meses de um dos maiores períodos de estiagem que o município já viveu. O indicativo a  médio prazo não é nada bom. Não há muita chuva prevista, e para que o problema seja resolvido, é necessário que muita chuva chegue ao município, em um período longo. Ou seja, a tendência é que o quadro permaneça por diversas semanas.

E a previsão para a região não é nada boa. A Epagri repassou para a Defesa Civil de Concórdia que na próxima semana deve haver chuva, mas a quantidade é bem baixa. Chuva que possa resolver o problema da estiagem  deverá chegar a Concórdia só no fim de abril.


Enquete