No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • Promoção 39 anos

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

Os antigos a chamavam de “Semana Maior”, por ser a celebração mais importante do Ano Litúrgico, que nos leva a contemplar o mistério da Redenção da humanidade: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O bom católico sabe que deve celebrá-la com profundo respeito, meditação, oração e contemplação do grande mistério de amor de Deus por nós. Cada função litúrgica deve ser assistida e participada com devoção e ação de graças a Deus. Não podemos transformar a Semana Santa numa semana de lazer, de praia, passeios no campo.

Ela começa no Domingo de Ramos, que nos leva a meditar e reviver – não apenas mera recordação – a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor (Lc 19, 38 – MT 21, 9). Seguir a Cristo por entre os hosanas deste domingo e estar disposto a acompanhá-lo ao Calvário. O verdadeiro seguidor do Salvador é um defensor da fé e não um traidor de Jesus, como foram aqueles que o saudaram e, logo em seguida, pediram sua condenação. O apelo da Igreja é este: “Acorda, cristão, sois soldado de Cristo, estás unido a Ele e deves caminhar com Ele rumo à Paixão e Ressurreição”. Esta deve ser a disposição de quem deseja celebrar bem a Semana Santa.

Na Quinta-feira Santa celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio, e a grande lição de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”.

Na Missa da Ceia do Senhor, comemoramos a Última Ceia, em que Jesus instituiu o Sacerdócio católico, a Sagrada Eucaristia, e dá a grande lição do amor no “lava-pés”. Este é o dia da Eucaristia, em que, de modo especial, todos devem comungar bem e adorar o Senhor na Eucaristia.

Na Sexta Feira Santa celebramos Sua Paixão e Morte. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos. Pelas 15 horas, horário em que Jesus foi morto, celebramos a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. É a hora de se unir à Virgem Dolorosa, adorar Jesus em sua Cruz e acompanhá-lo até sua sepultura.

O Sábado Santo é o dia do grande silêncio, o dia do repouso do Senhor, da Soledade (solidão dolorosa) de Maria. A principal celebração é a “Vigília Pascal”, na noite do Sábado Santo. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal:1 – a benção do fogo novo e do círio pascal; 2 – a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; 3 – a Liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; 4 – a renovação das promessas do Batismo e, por fim, 5 – a Liturgia Eucarística. “A morte foi vencida, as portas do Paraíso estão abertas”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida e o Autor da vida se levanta triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate místico de Cristo contra Satanás. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição!

Nada, pois, mais necessário do que viver com intensidade estes dias sagrados e abrir os corações às inspirações divinas.


Publicado por: Douglas Varela Data: 20/04/2019 09:25

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/08/2019 03:16 por Marlo Matielo

Hachmann e Beija-Flor empataram seus jogos pela Copa LEOC 2019

A Copa LEOC 2019 – Taça Superviza Supermercado - teve sequencia no fim de semana com jogos da segunda rodada da [...]

Publicado em 18/08/2019 20:00 por Jorge Soldi

Polícia Militar registra ocorrência de danos na lanchonete do terminal rodoviário neste domingo

A Polícia Militar registrou  ocorrências de dano ao patrimônio em estabelecimento comercial na Rua Ernesto [...]

Publicado em 18/08/2019 09:11 por Marlo Matielo

Atlântico de Capitel Santo Antonio conquista o título da Copa Capinzal de Bocha

A comunidade de Alto São Roque sediou na tarde/noite deste domingo, dia 17, a grande final da Copa Capinzal de Bocha [...]

Outras notícias

Publicado em 18/08/2019 18:12

Rodada da Copa Capinzal de Futebol deste domingo teve média de 07 gols por jogos

Foram disputados na tarde deste domingo, dia 18, os jogos da última rodada da [...]

Publicado em 18/08/2019 09:25

PM registra furto em edificação no Loteamento Outeiro do Sol

A Polícia Militar registrou ocorrência de furto em construção no começo da [...]

Publicado em 18/08/2019 07:46

AD AGN Capinzal vence o Campos Novos Futsal pelo Estadual da Liga Catarinense

Em partida válida pela quarta rodada do returno do Estadual da Liga [...]

Publicado em 17/08/2019 06:04

AD AGN Capinzal confirma a contratação de pivô que estava no futsal paranaense

A Associação Desportiva AGN (AD AGN Capinzal) confirmou na noite desta [...]

Publicado em 17/08/2019 05:42

Distrito de Santa Lúcia (Ouro) realiza neste sábado a penúltima noite da novena preparatória para a XX Romaria de Frei Crispim

A novena preparatória para a XX Romaria de Frei Crispim prossegue neste [...]

Publicado em 17/08/2019 05:27

Flamengo de Linha Vitória promove evento especial neste domingo para comemorar os 60 anos de fundação

O Esporte Clube Flamengo de Linha Vitória (Ouro) realiza neste domingo, dia [...]