Jornal A Semana

SIMAE orienta os proprietários de imóveis sobre a necessidade de fazer a ligação do esgoto à rede coletora

  • Capinzal FM
  • 18/01/2019 18:00
4340532035c41b9939ccc55.08080189.png

O Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE) iniciou ainda em 2007 os trabalhos para realização do projeto do sistema de esgotamento sanitário com o objetivo de atender os municípios de Capinzal e Ouro. A partir de então a autarquia tem desenvolvido juntamente com os dois municípios, ações no intuito de buscar recursos para implantação desse serviço.


O município de Ouro foi contemplando com recursos da FUNASA para implantação da estação elevatória, das redes coletoras de esgoto e parte das ligações. O SIMAE também investiu recursos próprios para que o sistema pudesse atender o máximo de imóveis na área onde as redes foram implantadas.

As redes estão concluídas e irão atender a área central do município, o Bairro Nossa Senhora dos Navegantes, o Núcleo Habitacional Vilson Kleinubing, a Rua Presidente Kennedy e ruas próximas. Com a efetivação das ligações será coletado e tratado em torno de 50% do esgoto gerado na área urbana de Ouro. O sistema prevê a ligação de aproximadamente 580 imóveis à rede coletora.


Esta é uma conquista muito importante do ponto de vista técnico, de saúde pública, de saneamento ambiental e da melhoria da qualidade de vida. Como responsável pela operação do sistema, o SIMAE vem orientando e solicitando os usuários para que efetivem as ligações de esgoto dos imóveis a rede coletora. O objetivo é coletar e tratar 100% do esgoto que é produzido nos imóveis nas ruas onde já existem as redes instaladas. Até o momento somente cerca de 50 imóveis já estão conectados a rede.


Considerando a dificuldade existente em muitas situações, em razão dos imóveis construídos na concepção de tratamento individual, o SIMAE vem realizando primeiramente um trabalho orientativo e de auxílio aos usuários. Os usuários já notificados pelo SIMAE, aptos a realizar as ligações, devem entrar em contato com a autarquia, solicitar o pedido de ligação de esgoto e a partir desse momento um técnico do SIMAE agendará visita ao imóvel para esclarecer as dúvidas.


Muitos proprietários notificados ainda não solicitaram a ligação o que tem gerado certa preocupação a autarquia. Os imóveis que não realizarem sua ligação poderão ser notificados pelos órgãos de Vigilância Sanitária e outros órgãos de controle e regulação.


O objetivo do SIMAE é facilitar para que os usuários se liguem as redes coletoras. De acordo com Sidnei Penzo, Diretos do SIMAE, estudos realizados pelo órgão Trata Brasil, a coleta e tratamento de esgoto tem como benefícios principais a redução de doenças, diminuição de gastos com saúde, melhoria nos indicadores de educação, valorização imobiliária, geração de emprego e valorização do turismo.


Além dos benefícios econômicos, ambientais e à saúde pública, a ligação à rede de esgoto é obrigatória para os imóveis em área urbana que tenham acesso ao serviço, conforme o artigo 45 da Lei Federal 11.445/2007 (Lei do Saneamento).

Hoje, cerca de 50% da cidade de Ouro tem redes coletoras aptas para recebimento de esgoto. Importante, necessário e obrigatório que todos os proprietários de imóveis que têm a rede disponível procurem o SIMAE para efetivar a ligação de esgoto.


Quanto a futura cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto, o valor será correspondente a 80% do total cobrado pelo abastecimento de água. Exemplo: um usuário que paga atualmente R$ 60,00 de água pagará o valor de R$ 48,00 referente ao esgoto. O SIMAE comunicará o início da cobrança com antecedência aos usuários.


Enquete