Agricultura

Sindicato Rural de Capinzal presta contas e elege nova diretoria

  • Jardel Martinazzo
  • 24/02/2017 00:03
200122361758afa575e59ed1.52087957.jpg

O médico e pecuarista, Dr. Pedro Lélis Panis, foi eleito por aclamação para conduzir os rumos do Sindicato Rural de Capinzal pelos próximos três anos. A nova diretoria é composta ainda pela suplente de presidente, Regeane Terezinha Rocha; o secretário, Marcelo Barison; suplente, Marco Antônio Santos; tesoureiro, Francisco Hilgemberg e suplente Angelo Moschen.

A eleição aconteceu durante Assembleia Geral Ordinária na noite desta quinta-feira, dia 23, nas dependências do Restaurante Cabeção. O evento contou com a presença de pouco mais de 90% dos associados ativos os quais apreciaram e aprovaram as contas do exercício de 2016.

O ex-presidente, Paulo Dambros, que deixa a diretoria após 9 anos, afirma que o sentimento é de dever cumprido. Ele destaca como principais conquistas o aumento do quadro social e a realização de diversos eventos, com destaque para Feira do Gado Geral que atingiu uma movimentação financeira de R$ 4 milhões em seis edições. O destaque ficou para a 36ª, realizada em abril do ano passado, que teve a comercialização de 642 animais e uma movimentação de R$ 842 mil. A próxima edição será no dia 29 de abril quando também haverá o 7º Leilão do Terneiro e da Terneira.

O novo presidente, Dr. Pedro Panis, que já fez parte da diretoria, aproveitou para agradecer a todos os sócios pela oportunidade e se comprometeu a dar o máximo de si à entidade. Ele enalteceu o trabalho desenvolvido pelo antecessor e afirmou que pretende seguir a mesma linha e ao mesmo tempo implantar algumas novidades.

Panis disse que irá se reunir com a diretoria e associados para debater as propostas e colher sugestões. O pecuarista comentou que o município de Capinzal se tornou um polo da pecuária regional, embora tenha ficado abandonada nos últimos anos. Ele aponta como metas o aumento do número de eventos e a retomada da feira de reprodutores.

“Temos que olhar o lado do pequeno produtor, de trazer genética pra melhorar a quantidade e qualidade do leite e, assim, garantir uma melhor remuneração às famílias” destacou Panis o qual ressaltou o crescimento da cadeia leiteira nos municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa.

O presidente do Sindicato afirmou ainda que outro objetivo é de “ressuscitar” a Expovale com a realização da feira agropecuária que chegou a figurar entre as cinco maiores do Estado, mas acabou sendo “dizimada”.

“Vamos fazer um trabalho pra tentar voltar aos bons tempos, que a população consiga entrar no parque sem pagar, que a população da cidade vá ver o esforço do pecuarista e os animais de boa qualidade, e que haja uma congregação, do campo com a cidade”, complementou Panis o qual lembrou que a Expovale surgiu no Sindicato, sendo que no início o evento tinha a pecuária como atração principal, mas ao longo dos anos foi se tornando secundária.   

 


Enquete