No ar

Marlo Matielo

Canal Aberto

07:30 - 08:59 com Marlo Matielo

No ar - Canal Aberto Ouça ao vivo

  • bebber
  • WHATS

Síndrome da Compressão Dentária

Síndrome da Compressão Dentária

Dentes tornados planos nos crânios de nossos ancestrais são evidências dramáticas da condição desagradável de apertar e atritar os dentes entre si, que tem existido desde o início dos tempos. Existem diversas referências ao ranger de dentes na Bíblia (Salmo 35:16, Salmo 112:20 e Jó 16:9). Porém, ainda existem referências mais antigas sobre o tema. Tábuas de argila da biblioteca real do Rei Assírio Assurbanipal revelam que atritar os dentes era considerados tão perigoso quanto patognomônico.

O termo Síndrome da Compressão Dentária foi cunhado para englobar o termo bruxismo, afim de conseguir melhor entendimento por parte dos pacientes e incluir a ampla gama de atividades parafuncionais como roer unhas, empurrar a língua com os dentes, mastigar os tecidos moles da boca.

Danos em virtude desta Síndrome podem ser devastadores as estruturaras componentes do sistema estomatognático. A aplicação de pesadas cargas durante um período de tempo, cria dores de cabeça, dor facial, dor de pescoço e ombros, perda de ossos de suporte dos dentes, sensibilidade nos próprios dentes, dentes fraturados, zumbido nas orelhas, tontura e problemas da Articulação Temporomandibular como a fadiga por compressão.

Não existem duvidas de que o stress da vida faz com que a maioria das pessoas aperte e atrite os dentes, porém, outros fatores devem ser considerados. Esportes como Levantamento de peso ou qualquer outro em que ocorra estimulação do corpo. Fatores psicológicos como, ansiedade, sonhos, medo, prazer etc. Drogas como cocaína, Ecstasy, Fluoxetina, Sertralina. Dores em outras regiões do corpo, apnéia do sono. Todos esses fatores também podem ser vinculados a Síndrome da Compressão Dentária.

Uma das razoes para essa síndrome ter passado tão silenciosamente durante os tempos é que seus sinais óbvios como cúspides desgastadas (pontas dos dentes desgastadas), músculos da mastigação hipertrofiados (aumento de volume muscular facial) não são considerados parte de uma patologia pelos pacientes.

O primeiro passo após saber do problema é a educação, monitore se você permanece com os dentes cerrados durante o dia e se dores de cabeça são um pesadelo frequente para você. Durante as horas de sono, a utilização de um protetor poderá garantir uma segurança para preservar seus dentes. Aos pacientes portadores do problema, é fundamental adquirir novos hábitos de alimentação e abandonar hábitos antigos como o consumo de chicletes.

A consulta com um Dentista atualizado sobre o tema, poderá ser importante para a identificação de fatores que podem representar essa Síndrome e posterior encaminhamento a um Dentista especializado para o tratamento e manutenção do caso. Consulte regularmente seu Dentista.

Referência: Bruximo, Roberto Nascimento Leal.


Publicado por: Douglas Varela Data: 19/10/2017 11:09

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 15/10/2018 07:24 por Jardel Martinazzo

Nove pessoas morrem em acidentes nas rodovias de Santa Catarina durante feriado

Nove pessoas morreram em acidentes nas rodovias estaduais e federais que cortam Santa Catarina entre quinta-feira (11) [...]

Publicado em 14/10/2018 21:45 por Jardel Martinazzo

Batida frontal entre carro e caminhão deixa dois feridos na BR-282

O começo da noite deste domingo, 14, registrou um acidente grave na BR-282 em Herval d´Oeste. Um Ônix, com placas do [...]

Publicado em 13/10/2018 23:04 por Jardel Martinazzo

Ladrão arromba sorveteria e cafeteria no centro de Ouro; casa foi arrombada no Loteamento Parizotto

Uma sorveteria e cafeteria foi arrombada na madrugada deste sábado (13) na área central de Ouro. A ocorrência foi [...]

Outras notícias

Publicado em 13/10/2018 23:38

Homem desfere soco e tenta sufocar mulher em Ouro

Mais um caso de violência doméstica – Lei Maria da Penha - mobilizou [...]

Publicado em 13/10/2018 23:27

Motorista é notificado após estacionar veículo sobre calçada no centro de Capinzal

O proprietário de um VW Polo, com placas de Caçador, foi notificado na manhã [...]

Publicado em 13/10/2018 12:03

Pagamento do 5º lote de restituição do IRPF 2018 vai ser feito na próxima segunda-feira (15)

  O pagamento do quinto lote de restituição do Imposto de Renda [...]

Publicado em 13/10/2018 09:53

A importância da visita ao dentista

É de conhecimento o ditado: Prevenir é melhor que remediar. O que essa frase [...]

Publicado em 11/10/2018 14:05

Câmara de Ouro debate a implantação do Programa Rede de Vizinhos

Comandante da Polícia Militar utilizou a tribuna para explanar sobre o [...]

Publicado em 03/10/2018 11:02

Caminhão sai da pista e tomba na SC-390 em Piratuba

Um caminhão com placas de Guarujá do Sul (SC) saiu da pista na manhã desta [...]