• dica 06
  • dica 07
  • O que tem no Baú da Rádio Capinzal

Síndrome da Compressão Dentária

Síndrome da Compressão Dentária

Dentes tornados planos nos crânios de nossos ancestrais são evidências dramáticas da condição desagradável de apertar e atritar os dentes entre si, que tem existido desde o início dos tempos. Existem diversas referências ao ranger de dentes na Bíblia (Salmo 35:16, Salmo 112:20 e Jó 16:9). Porém, ainda existem referências mais antigas sobre o tema. Tábuas de argila da biblioteca real do Rei Assírio Assurbanipal revelam que atritar os dentes era considerados tão perigoso quanto patognomônico.

O termo Síndrome da Compressão Dentária foi cunhado para englobar o termo bruxismo, afim de conseguir melhor entendimento por parte dos pacientes e incluir a ampla gama de atividades parafuncionais como roer unhas, empurrar a língua com os dentes, mastigar os tecidos moles da boca.

Danos em virtude desta Síndrome podem ser devastadores as estruturaras componentes do sistema estomatognático. A aplicação de pesadas cargas durante um período de tempo, cria dores de cabeça, dor facial, dor de pescoço e ombros, perda de ossos de suporte dos dentes, sensibilidade nos próprios dentes, dentes fraturados, zumbido nas orelhas, tontura e problemas da Articulação Temporomandibular como a fadiga por compressão.

Não existem duvidas de que o stress da vida faz com que a maioria das pessoas aperte e atrite os dentes, porém, outros fatores devem ser considerados. Esportes como Levantamento de peso ou qualquer outro em que ocorra estimulação do corpo. Fatores psicológicos como, ansiedade, sonhos, medo, prazer etc. Drogas como cocaína, Ecstasy, Fluoxetina, Sertralina. Dores em outras regiões do corpo, apnéia do sono. Todos esses fatores também podem ser vinculados a Síndrome da Compressão Dentária.

Uma das razoes para essa síndrome ter passado tão silenciosamente durante os tempos é que seus sinais óbvios como cúspides desgastadas (pontas dos dentes desgastadas), músculos da mastigação hipertrofiados (aumento de volume muscular facial) não são considerados parte de uma patologia pelos pacientes.

O primeiro passo após saber do problema é a educação, monitore se você permanece com os dentes cerrados durante o dia e se dores de cabeça são um pesadelo frequente para você. Durante as horas de sono, a utilização de um protetor poderá garantir uma segurança para preservar seus dentes. Aos pacientes portadores do problema, é fundamental adquirir novos hábitos de alimentação e abandonar hábitos antigos como o consumo de chicletes.

A consulta com um Dentista atualizado sobre o tema, poderá ser importante para a identificação de fatores que podem representar essa Síndrome e posterior encaminhamento a um Dentista especializado para o tratamento e manutenção do caso. Consulte regularmente seu Dentista.

Referência: Bruximo, Roberto Nascimento Leal.


Publicado por: Douglas Varela Data: 19/10/2017 11:09

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 16/11/2017 08:12 por Jardel Martinazzo

Briga entre cunhados termina com disparos de arma de fogo em Capinzal

Uma briga entre cunhados terminou em ocorrência policial na noite desta quarta-feira (15) no Acesso Cidade Alta, em [...]

Publicado em 14/11/2017 10:32 por Marlo Matielo

Comunidade de Pinheiro Baixo sediou sessão descentralizada da Câmara de Vereadores de Ouro

  A comunidade de Pinheiro Baixo sediou a sexta sessão descentralizada do ano da Câmara de Vereadores de Ouro na [...]

Publicado em 14/11/2017 07:39 por Jardel Martinazzo

Empresária de Luzerna morre em grave acidente na SC-150

Uma colisão frontal entre veículos fez uma vítima fatal por volta das 16h30min desta segunda-feira (13) na SC-150, [...]

Outras notícias

Publicado em 16/11/2017 08:41

Polícia Civil prende homem que pulou janela e furtou escritório em Joaçaba

A Polícia Civil de Joaçaba prendeu o homem que saltou de uma distância de [...]

Publicado em 14/11/2017 07:40

Polícia recupera gato angorá furtado de Pet Shop

A Polícia Civil de Campos Novos recuperou na tarde desta segunda-feira (13) um [...]

Publicado em 10/11/2017 21:04

Lucro da BRF no 3º trimestre de 2017 cresce 666% na comparação anual

A BRF fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 137,6 milhões, alta [...]

Publicado em 07/11/2017 18:00

Iziquel de Jesus estreia na Câmara de Vereadores de Ouro

O vereador Iziquel Inácio de Jesus participou da sua primeira sessão [...]

Publicado em 07/11/2017 18:00

Meneghini pede campanhas educativas para conscientizar jovens e adolescentes sobre o perigo das drogas

Preocupado com o avanço das drogas entre adolescentes e jovens do município, [...]

Publicado em 07/11/2017 18:00

Câmara de Ouro aprova projeto que institui a Semana Municipal da Alimentação Saudável

A Câmara de Vereadores de Ouro aprovou por unanimidade na sessão ordinária [...]