Jornal A Semana

Sitio Araucária: pioneiro na utilização de telhas ecológicas

  • Douglas Varela
  • 14/08/2017 07:56
129746120159918247b49c06.86779875.jpg

Há mais de três décadas, o Sítio Araucária, localizado no Loteamento Verde Vale, em Capinzal, vem preconizando a sustentabilidade, sendo pioneiro na agroecologia, homeopatia, reaproveitamento hídrico e na confecção de móveis artesanais. Com essa proposta, a família Lanhi mais uma vez se destaca ao ser a primeira a utilizar um material inovador que segue as premissas da propriedade.
No domingo, dia 23 de julho, o proprietário Ariston Lanhi, com o apoio de familiares e amigos, promoveu a substituição das tradicionais telhas de barro (telhas francesas) por telhas ecológicas produzidas a partir de material reciclado.

O novo telhado agora é composto por telhas ecológicas, material bem-sucedido feito da reciclagem de caixas de leite, lacres de iogurte, embalagens a vácuo, garrafas pet, entre tantas outras. Nesta ação, o Sítio Araucária está reaproveitando aproximadamente 90 mil caixas de leite e 14 mil garrafas pet, quais os destinos mais comuns seriam os lixões, aterros sanitários ou até mesmo direto no meio ambiente. A estimativa é que dos 6 bilhões de embalagens de longa vida são produzidos por ano no país, menos de 14% são reaproveitadas. No meio ambiente, elas levariam até 100 anos para se decompor.

O novo telhado traz inúmeras vantagens, entre elas, a termicidade, acústica, resistência, de fácil instalação e a economia na estrutura por ser um material leve. Quanto a durabilidade do produto, ele está a frente de qualquer outro tipo de cobertura que o mercado oferece. A nova cobertura é fácil de instalar, as telhas podem ser cortadas em todos os sentidos, é impermeável, antichamas, inquebrável (resistência a granizo e ventos) antifungos e antimofo.

As chapas ecológicas medem 2,20m x 0,94m, com 6mm de espessura e pesam em média 12 quilos por peça. (Colaborou Renê Arnuti)


Enquete