No ar

Fábio José

Campeiro da Noite

20:00 - 23:00 com Fábio José

No ar - Campeiro da Noite Ouça ao vivo

SOBRE ELOÍ ELISABETE BOCHECO- EX-ALUNA, MINHA MESTRA.

SOBRE  ELOÍ  ELISABETE BOCHECO- EX-ALUNA, MINHA  MESTRA.

ELOÍ, escritora catarinense que orgulha Zortéa, sua Terra Natal e também Capinzal, onde estudou até o 2º grau. É reconhecida nacional e internacionalmente. Fato que envaidece a nossa gente. Sempre foi uma aluna brilhante. Já editou dezenas de obras e recebeu inúmeros prêmios.
O seu último livro “COBRA NORATO e OUTRAS MIRAGENS” acaba de receber o prêmio “BOLONHA: FNLIJ's Seletion of Brasilian Writers, illustrators and Publishers 2017.
Vai fazer parte do Catálogo produzido pela FNLIJ (Fundação Nacional de Literatura Infanto Juvenil) para a Feira do Livro Infantil de Bolonha. Além da Feira de Bolonha, a FNLIJ distribui o catálogo em outras atividades ao longo do ano e ainda disponibiliza uma versão digital no site da Fundação, consultado por editores estrangeiros, além de professores e bibliotecários.
Esta conquista é uma láurea muito importante que atesta o valor da obra e o talento da escritora. Parabéns, Escritora Eloí. Você é nossa ESTRELA!!!

Escrevo um pouco sobre este livro : “COBRA NORATO e OUTRAS MIRAGENS”:
É uma celebração de figuras clássicas do folclore brasileiro, como o Cobra Norato, Saci, Curupira, Negrinho do Pastoreio, Caboclo D' água, Matinta, Boitatá, Pisadeira, Malazartes, Uirapuru, Mani, Vitória-régia, dentre outras.
O pesquisador Gilberto de Carvalho diz que o folclore é uma argamassa psíquica que entra na infância e permanece a vida inteira. É o primeiro leite intelectual como diz Câmara Cascudo, nosso maior folclorista. O folclore foi criado pelo povo simples do campo e da mata. Povo este que, não tendo acesso à literatura escrita, criou seu próprio repertório poético, transmitido oralmente de geração para geração. O repertório da tradição oral dos povos é marcado pelo ludismo, humor, afetividade e nonsense. A literatura começou sendo oral. A Odisséia e a Ilíada, bem como as narrativas bíblicas foram transmitidas, primeiramente, de forma oral. Depois é que foram registradas pela escrita.
Cobra Norato é uma declaração de bem-querer ao folclore e, ao mesmo tempo, é um reconhecimento ao trabalho literário de todos os homens e mulheres anônimos que criaram o manancial do folclore, no qual, por séculos, os artistas e criadores em geral, têm buscado inspiração para criar.
Creio que Carlos Rodrigues Brandão expressa bem o movimento que acontece na produção que toma a tradição oral como fonte de criação. Como está na epígrafe do livro:” Essas são as regras humanas da criação e do amor: fazer de novo, refazer, inovar, recuperar, retomar o antigo e a tradição, de novo inovar, incorporar o velho no novo e transformar um com o poder do outro”.
Como diz a própria escritora: “Criados pela imaginação poética dos povos do campo e da mata, as figuras do folclore brasileiro, homenageadas nesta obra, desafiam o tempo e seguem com brilho próprio, pródigas em sortilégios e encantamentos. Homenageá-las, em verso ou prosa, é um modo de regar raízes caras à memória e, também, uma forma de cultivo de parte de um repertório imprescindível da cultura brasileira”.


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/03/2017 08:20

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 11/12/2017 12:55 por Jardel Martinazzo

Natal Encantado – Papai Noel visitará o interior de Capinzal nesta semana

O Papai Noel visitará diversas comunidades do interior de Capinzal nesta semana. O roteiro faz parte da programação [...]

Publicado em 10/12/2017 21:26 por Jardel Martinazzo

Jovem morre após ser projetada de veículo em Joaçaba

Uma jovem de 18 anos morreu após ser projetada de um GM Kadett com placas de São José dos Pinhais/PR que colidiu [...]

Publicado em 10/12/2017 08:44 por Marlo Matielo

Mulher de 28 anos agredida a socos pelo marido no Loteamento Colina

O número de casos de violência contra mulher não para de aumentar em Capinzal. Na noite deste sábado, dia 09, mais [...]

Outras notícias

Publicado em 11/12/2017 13:06

Rodada do Municipal de Futebol teve média de 04 gols por partida

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Capinzal teve sequencia no [...]

Publicado em 09/12/2017 06:03

GOVERNO FEDERAL LANÇA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

O Carteira de Trabalho Digital é um novo aplicativo para Android e iPhone [...]

Publicado em 09/12/2017 06:00

Sorria, você esta sendo observado...

Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo e alma contra [...]

Publicado em 09/12/2017 05:57

DEZEMBRO MOMENTO DE AGRADECER E AVALIAR

O tempo passa e quando nos damos por conta é final de mais um ano. Não é de [...]

Publicado em 08/12/2017 21:29

III Rodeio da Integração Gaúcha atrai tradicionalistas de 04 estados à Capinzal neste fim de semana

O Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, em Engenho Novo, será palco do [...]

Publicado em 08/12/2017 16:34

Municipais de Futebol e de Bocha prosseguem neste fim de semana

Quatro jogos – dois pela categoria aspirante e dois pela titular – serão [...]