Jornal A Semana

STRESS E SAÚDE BUCAL

  • Capinzal FM
  • 06/12/2018 11:03
5791155245c091e6337dae5.54502473.jpg

Não, o stress sozinho não ira fazer você perder um dente. O que acontece é que pacientes estressados tem menor motivação de procurar o Dentista para um tratamento e geralmente são paciente com problemas já instalados na boca.


No aspecto comportamental, os pesquisadores mostram que pessoas estressadas se preocupam menos com a higiene e alimentação, aumentando a probabilidade de doenças. Com o quadro de stress, o paciente fumante tende a fumar mais, outro exemplo possível é o paciente diabético que tende a tratar com menos seriedade sua doença.


Pessoas estressadas tem maior chance de desenvolver doenças periodontais ( doenças que acometem as estruturas de suporte e fixação de um dente). Quando a pessoa está estressada, o organismo produz em excesso uma substância chamada Cortisol, um hormônio com capacidade de enfraquecer o sistema de defesa do ser humano e sempre que o cortisol encontra-se em excesso a pessoa adoece com mais facilidade.


Com o ritmo acelerado de vida levado atualmente, é difícil não passar por momentos de dificuldades emocionais. Uma pesquisa recente nos Estados Unidos conduzida pela Universidade de Harvard mostrou que 44% dos adultos empregados afirmam que seu trabalho afeta sua saúde.

No Brasil, A International Stress Management Association (ISMA-BR) realizou uma pesquisa com profissionais em áreas de finanças, industria e saúde de São Paulo e Porto Alegre revelando que 69% dos participantes disseram que o trabalho era a maior fonte estressora, afetando qualidade de vida e saúde.

Nessa pesquisa 89% dos entrevistados responderam ter sintomas físicos de dores musculares, incluindo dor de cabeça além de cansaço e distúrbios do sono. Os sintomas não param no fisico, ansiedade, angustia e irritação. Porém o melhor que se pode fazer para evitar essas doenças periodontais é ter uma boa higiene bucal e tentar conduzir da melhor forma possível esses transtornos. Seja com ajuda de um profissional alem de caminhadas ou prática de atividades físicas que lhe despertam interesse ou prazer.


Dessa forma, o momento de stress será curto e o corpo humano ira reagir de uma melhor forma. Para evitar maiores problemas, recomendamos realizar visitas regulares ao Dentista e ao Médico, bem como a adoção de hábitos saudáveis para sua vida.


Enquete