Jornal A Semana

Studio Foto Real - 53 anos de história

  • Douglas Varela
  • 13/10/2018 09:33
18029520735bc1e833dc1313.58353567.jpeg

O Studio Foto Real comemorou 53 anos de atividades 

 
Oempresário Jaime Barato, fundador da empresa, recordou do dia em que chegou de trem a Capinzal, acompanhado de um sócio, para iniciar esta nova atividade profissional. “Era difícil, demorava de um dia para outro para as fotos ficarem prontas” lembra. No princípio as fotografias eram somente em preto e branco e toda a revelação dos negativos era manual com a utilização de um ampliador e de bacias com produtos químicos.

As fotos coloridas começaram a surgir no mercado no início da década de 70. “Fazíamos as imagens e enviávamos para São Paulo. Havia um único laboratório no Brasil especializado nesse tipo de revelação. Demorava quase um mês para voltar” afirma o empresário.

A aquisição de modernos equipamentos de revelação no início da década de 80 permitiu à empresa popularizar as fotografias em cores. O auge da atividade foi vivido nas décadas de 80 e 90 quando não havia sido lançadas as câmeras digitais.

Jaime não reclama da evolução tecnológica. “Ela veio para facilitar a nossa vida e precisamos nos adaptar a realidade para continuar forte no mercado” reitera. O empresário lembra do advento do Photoshop. “Antigamente não era assim. No máximo podíamos fazer retoques nos negativos. Hoje através deste programa de computador é possível corrigir imperfeições de toda a ordem” comentou.

O empresário orgulha-se de ter registrado a evolução de Capinzal ao longo dos tempos e de ter fotografado eventos especiais como show dos Trapalhões, da cantora Angela Maria, dos bailes de debutantes do Ateneu Clube, da visita de Pelé a Perdigão e da inauguração da Transbrasiliana (BR 153) com a presença do então presidente Ernesto Geisel.

Hoje

O Studio Foto Real mantém as características de empresa familiar. O comando gradativamente está sendo transferido pelo casal Jaime e Irone para o filho Alexandre e a nora Tatiane. A empresa conta com equipamentos de ponta e equipe qualificada para a produção e a revelação de fotografias.

“Na minha vivência de fotografo, nos anos 1967, 1968, comecei a fotografar vários casamentos e hoje, por várias vezes, estou fotografando as bodas de prata e até bodas de ouro de alguns casais, participando do segmento da família” conta Jaime.

O Stúdio Foto Real também trabalha com venda de produtos como: pen drives, baterias para máquinas fotográficas, porta-retratos, quadros, canecas, quadros personalizados, copos para formaturas, camisetas, aventais, fronha para travesseiro, almofadas, capas de almofadas, taças para formaturas e eventos em geral, canecas mágicas, canecas plásticas para personalizar com fotografias, porta-trecos, cubos giratórios, canecas de porcelana de varias cores e modelos, pôsteres, álbuns, lembrancinhas de todos os tipos e modelos para festas e eventos infantis em geral, e até mesmo filmes fotográficos.

 


Enquete