Política

Técnicos iniciam testes em urnas eletrônicas para eleições em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 24/08/2016 15:02
158921922357be1c040bc7b3.24616744.jpeg

O trabalho de manutenção preventiva das 158 urnas eletrônicas da 37ª Zona Eleitoral começou a ser realizado na tarde desta quarta-feira, dia 24, pelos seis Técnicos de Urnas, contratados pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE-SC.

A Chefe do Cartório Eleitoral, Graciela Ramos, esclareceu que este trabalho visa atender às recomendações técnicas do TSE. “São feitas as cargas das baterias, o RunIn, que consiste em testar exaustivamente as urnas para identificar defeitos, e a execução dos reparos técnicos que forem necessários para que as mesmas funcionem perfeitamente no dia 02 de outubro.

Os testes serão feitos duas vezes em cada urna, com duração de aproximadamente uma hora. Se não houver nenhum problema, o equipamento será liberado para a votação. A geração de mídia (cartões de memória e memórias de resultado) com inclusão de dados dos candidatos está programado para o dia 20 de setembro e, no dia seguinte, 21, será feita a configuração das urnas.

Graciela confirma que desde que a Comarca passou a utilizar esse modelo de urna no ano de 2006, nunca havia sido recebido um contingente tão grande dos equipamentos. Isso se deve as novas urnas com sistema biométrico que a partir deste ano passarão a ser usadas em diversas cidades do litoral do Estado. Por conta disso, as antigas foram destinadas à municípios que ainda não dispõe da nova tecnologia, mas que deverão contar no próximo pleito, inclusive Capinzal.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a 37ª ZE, a qual abrange os municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira contam com 32.920 eleitores. São 56 locais de votação e 119 sessões.  Por se tratar de apenas dois votos (prefeito e vereador) e pela experiência adquirida em pleitos anteriores, acredita-se que os eleitores não terão que esperar muito na fila para efetuar seu voto.


Enquete