No ar

Programação indisponível

TEMPO DE ADVENTO

TEMPO DE ADVENTO

Iniciamos neste final de semana (02/12) o tempo do Advento, isto é, o tempo de preparação para o Natal. São quatro semanas que recordam os tempos antigos quando o povo de Deus esperou a vinda do Messias. Nas Igrejas há um clima e esperança e de expectativa pela vinda de Cristo. Nas comunidades cristãs começam os encontros, as reuniões e as reflexões sobre a melhor maneira de celebrar a vinda de Cristo no dia do Natal.


Há, portanto, no ar um clima de esperança e de alegria. Mais uma vez a humanidade vai ser convocada a preparar as mentes e o coração para reviver o maior de todos os acontecimentos da história da humanidade: um Deus se fez criatura humana para que os homens pudessem voltar para Deus. O pensamento principal neste inicio de Advento, leva-nos a renovar a esperança de que a vinda de Cristo é um apelo para a paz neste mundo envolto em violência.

A paz é possível e é uma proposta para todos. Cabe a cada um de nós, ouvir este apelo e responder com fatos e com exemplos concretos. Infelizmente, o mundo não dá exemplo de que trabalha e luta pela paz. É quase o contrário, trabalha e pensa nas fábricas de armas para a guerra.

Entre as pessoas de boa vontade, de esperança e de fé este tempo de preparação para o Natal é um tempo de esperança. A Igreja não vive de saudades do passado, mas vive especialmente da esperança do futuro. O Deus menino já veio, pela primeira vez no seu nascimento e virá no fim dos tempos uma segunda vez.

Certos desta esperança de que o Senhor voltará, o cristão torna-se arauto e mensageiro da paz. Vive o amor e a fé como fundamento de sua vida e encara com simplicidade tudo o que é passageiro e ilusório. A única história que o anima a viver é a promessa do próprio Cristo: Ele virá uma segunda vez.

Na primeira vez, afirma São Cirilo de Jerusalém, Ele veio envolto em faixa e foi reclinado num presépio; na segunda vez, ele virá revestido de luz como de um manto. Na primeira, suportou as dores da Cruz e do sofrimento, na segunda, virá cheio de glória e cercado de uma multidão de anjos.


A esperança cristã é a única história que anima o cristão a viver e a buscar a paz. Sabe que é preciso crescer continuamente porque a idéia do fim, da volta de Cristo e do julgamento é uma meta ideal e o início de uma etapa do plano de Deus. Parece um mistério, um mundo complexo e difícil. Realmente, quando falamos dos projetos de Deus, todos sentimos e percebemos como tudo isso é, de fato, um mistério.

Todavia, à medida que formos descobrindo o sentido do Advento, iremos perceber como Deus sabe oferecer às pessoas e ao mundo novas perspectiva e novos sinais de que o Senhor veio, está vivo e há de voltar. A caminhada que empreendemos, neste início de Advento, e que se prolongará até o dia do Natal, é um convite e um apelo ao crescimento e à caminhada para o encontro com Deus. Só encontra Deus quem está disposto a abrir a portas e só chega até Deus que está disposto a caminhar.


Publicado por: Larissa Cavali Data: 06/12/2018 11:08

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 18/02/2019 08:05 por Jardel Martinazzo

PM apreende arma de brinquedo após briga no bairro São Cristóvão

No começo da madrugada desta segunda-feira (18) a Polícia Militar foi acionada para se deslocar até um posto de [...]

Publicado em 18/02/2019 06:49 por Marlo Matielo

Câmara vota nesta noite o reajuste salarial para o funcionalismo público

A Câmara de Vereadores do município de Ouro promove a terceira sessão ordinária do mês de fevereiro na noite desta [...]

Publicado em 17/02/2019 20:59 por Marlo Matielo

Polícia Militar atende ocorrência de ameaça, tráfico de drogas e lesão corporal no Loteamento Maximiliano Toaldo

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de ameaça, tráfico de drogas e lesão corporal dolosa na tarde deste [...]

Outras notícias

Publicado em 17/02/2019 12:31

Jovens tem som apreendido após debocharem da PM nas redes sociais

Jovens tiveram o som dos veículos apreendidos no início da noite deste [...]

Publicado em 16/02/2019 08:00

Cada comunidade, uma nova Vocação

Todas as Dioceses dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, [...]

Publicado em 15/02/2019 18:08

Claudir Duarte propõe estudo de viabilidade para a instalação de sistema de lixeiras subterrâneas

O vereador Claudir Duarte apresentou duas indicações endereçadas à [...]

Publicado em 15/02/2019 17:38

Meneghini propõe reunião com lideranças do Núcleo Habitacional Vilson Pedro Kleinubing

O vereador Aldecir Meneghini apresentou indicação na última segunda-feira, [...]

Publicado em 15/02/2019 13:06

Liga Catarinense de Futsal confirma para Capinzal o Congresso Técnico dos estaduais da base e do feminino

A Liga Catarinense de Futsal (LCF) confirmou para o dia 09 de março a [...]

Publicado em 15/02/2019 10:27

PREFERE SER FELIZ OU TER RAZÃO?

Imagine-se em uma avenida movimentada. Você tem um jantar com amigos e sua [...]