Jornal A Semana

TRAUMAS BUCAIS

  • Douglas Varela
  • 31/05/2019 09:01
7665893945cf117afe4ddc7.99350232.jpg


A simples prática de esportes ou brincadeiras comuns a rotina de qualquer criança ou adulto, por mais cuidadosas que sejam, envolvem riscos de haver algum trauma. Estamos sujeitos a pancadas ou tombos que quando atingem a região bucal, podem danificar e trazer consequências a dentes e tecidos moles.

A maior parte desses traumatismos acontece na faixa etária entre 15 a 25 anos, sendo os incisivos superiores os dentes que mais podem ser afetados, em parte por sua posição mais anterior, acabam recebendo antes as forcas de impacto.

Podemos caracterizar como lesões bucais desde as mais simples, como uma lesão em esmalte (camada mineralizada e mais superficial do dente) envolvendo fratura ou trincas, como até mesmo a avulsão dentária, onde o dente irrompe do alvéolo. Porém, os tipos mais frequentes são quando existe o deslocamento dental dentro do alvéolo (local que o dente fica alojado na maxila ou mandíbula). Todos os casos necessitam de acompanhamento a médio e longo prazo, tentando antecipar ou prevenir possíveis sequelas decorrentes ao trauma, como as reabsorções radiculares, necrose pulpar (morte do dente), por isso sempre após alguma situação procure acompanhamento odontológico.

Como são situações decorrentes de acidentes, é importante um atendimento de urgência, com o Cirurgião Dentista realizando uma anamnese detalhada sobre o caso, além de acompanhamento, radiografia e demais medidas necessárias. Em casos de avulsão dentária, recolha o dente e guarde em um meio líquido que esteja a sua disposição, como água, leite ou soro fisiológico até a chegada ao Dentista, e lembre-se, quanto menos tempo até procurar ajuda melhor o prognóstico.

Indicamos que caso você seja um praticante de atividades com alto risco de impacto, faça a utilização de um protetor bucal personalizado, que são dispositivos intra orais feitos sob medida, com a capacidade de dissipar forças transmitidas pelo trauma, procedimento que podemos realizar em nosso consultório.

 


Enquete