Agricultura

Três novos casos de raiva bovina confirmados em Campos Novos

  • Jardel Martinazzo
  • 17/01/2019 08:28
11984133905c405a5ac60363.10022028.jpg

Três novos casos de raiva em bovinos foram confirmados em três propriedades rurais diferentes, na localidade de Guarani, distrito de Barra de Leão, interior de Campos Novos. As mortes ocorreram na mesma localidade onde houve o primeiro caso em novembro passado. Com as ocorrências o raio obrigatório de vacinação, em 12 quilômetros e para quatro municípios (Campos Novos, Zortéa, Erval Velho e Capinzal), ampliou a situação de atenção para mais 77 propriedades de Campos Novos.

A médica veterinária da Cidasc, Karen Sandrin Rossi, informou à Rádio Cultura, que os três novos casos ocorreram um mês depois da morte do primeiro animal em novembro e que o contágio pelo vírus da raiva, nos novos casos, provavelmente ocorreu antes da vacinação.

Karen explicou que na noite desta quarta-feira (16) a Cidasc inicia uma ação de captura e controle da população de morcegos hematófagos na região de Guarani, utilizando para vampiricida.

Karen ressaltou que como existe vírus da raiva circulando na região, além de ser fundamental a vacinação é importante notificar a Cidasc, quando animais apresentarem sintomas de raiva ou colônias de morcegos forem avistadas.  Desde o primeiro foco, o médica veterinária observa que a vacinação sai do zero, pois os produtores não vacinavam contra a doença, para mais 20 mil doses de vacinas vendidas em casas agropecuárias.

Fonte: Rosely S. Rossi / Rádio Cultura)

 

 

 

 

 

 

 


Enquete