Política

Urna eletrônica de Capinzal é uma das sorteadas para auditoria no domingo

  • Jardel Martinazzo
  • 27/10/2018 15:48
13356012025bd592f9726d84.96281433.jpeg

Foi realizado, na manhã deste sábado (27), o sorteio das 13 urnas que serão auditadas no domingo (28), durante o segundo turno das Eleições 2018. Cinco urnas do estado foram sorteadas para a Votação Paralela, que ocorrerá no Tribunal de Contas da União (Rua São Francisco, 234, Centro): uma de Florianópolis, uma de Vidal Ramos (cidade onde haverá também votação para prefeito), uma de Joinville, uma de Braço do Norte e uma de Blumenau.

Também foram sorteadas oito urnas que passarão pela auditoria de sistemas: uma de Irani, uma de Romelândia, uma de Capinzal, uma de Itajaí, uma de Angelina, uma de Chapecó, uma de Lages e uma de Itapema.

A Votação Paralela poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube, ao longo do domingo (28). Às 10h30, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, e o juiz Jaime Pedro Bunn, presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, estarão disponíveis para uma coletiva de imprensa, no TCU, para falar sobre o andamento da auditoria das urnas.

Durante o sorteio, o desembargador ressaltou que “essa audiência é mais uma daquelas cujo objetivo é demonstrar a segurança da urna, mas, sobretudo, a transparência em todo o processo eletrônico. É importante que se diga aqui, citando António Guterres, secretário-geral da ONU, que o mundo vive um déficit de confiança e isso alimenta sobretudo a intolerância. Nada melhor do que a informação e a transparência para minimizarmos essa situação toda”.

Para o juiz Jaime Pedro Bunn, “durante a Votação Paralela teremos, mais uma vez, a oportunidade de constatar a higidez, a licitude e a segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral. Espero que a imprensa possa transmitir à população aquilo que observará amanhã, da seriedade e segurança da urna eletrônica”.

Como funciona o sorteio

O sorteio das urnas da Votação Paralela foi realizado com a participação de alunos do Centro Educacional Menino Jesus. Logo após, os estudantes, que não têm idade para votar, preencheram cédulas de votação de papel, com os dados de candidatos oficiais do estado e do país.

Posteriormente, essas cédulas foram depositadas em urnas de lona, que foram lacradas e serão abertas somente neste domingo (28), no horário de início da votação oficial, às 8 horas.

Já as urnas sorteadas para a auditoria dos sistemas passarão por procedimentos para verificação da autenticidade dos sistemas no dia da eleição, antes do início da votação.

Resultado – Urnas sorteadas

Votação paralela (Auditoria de Funcionamento sob Condições Normais de Uso)  

Zona Eleitoral

Município

Local de Votação

Seção

100

Florianópolis

Colégio Santa Terezinha

300

39

Vidal Ramos

Clube de Mães Herta Stoltenberg

117

96

Joinville

Escola Municipal Professora Virginia Soares

72

44

São Ludgero

Associação de Moradores de Mar Grosso

83

88

Blumenau

Escola de Educação Básica Bruno Hoeltgebaun

18

 

Auditoria dos sistemas (Auditoria de Funcionamento por Meio da Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas)  

Zona Eleitoral

Município

Local de Votação

Seção

90

Irani

Rua Julia da Silva, nº 410

162

82

Romelândia

Clube Comunitário de Linha São Jorge

12

37

Capinzal

Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho

112

97

Itajaí

Centro Educacional Pedro Rezzi

267

67

Angelina

Escola Isolada Municipal de Rio Fortuna

104

35

Chapecó

Colégio Estadual Prof. Lourdes Ângelo Sarturi Lago

117

93

Lages

Escola Municipal de Ensino Básico Índios

199

91

Itapema

E.E.B Olegário Bernardes

003

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


Enquete