No ar

Programação indisponível

VALE A PENA REFLETIR

VALE  A  PENA  REFLETIR

O estudo da gramática no Ensino de Língua Portuguesa está, há muito tempo, considerado obsoleto. Tanto pelas autoridades neste assunto, como pelos professores que têm outra ótica e reconhecem a língua como construção social.

Hoje, reduzir o ensino de língua à Gramática Normativa é pouco produtivo. Não são as nomenclaturas que aumentarão a nossa performance linguística, mas a reflexão e o uso da língua. De nada adianta saber o que é uma oração subordinada adverbial temporal, se não se confere a essa construção uma prática, marcada pela semântica e pelo contexto. Grande parte dos livros didáticos ainda insistem em exigir do aluno que “retire os substantivos abstratos do texto.”

Segundo Irandé Antunes, falar em Gramática Contextualizada é um tanto redundante, porque a linguagem é interação e só ocorre se houver um objetivo de comunicação. Todos os professores de qualquer disciplina, e, principalmente, os professores de Língua, precisam refletir sobre as propostas de ensino. Devem questionar o que concebem como gramática, quando visam ensiná-la. A que contexto se aplica? Oral, escrito, formal, informal? Quais são os usos?

O acesso constante aos vários tipos e gêneros textuais devem ser a prioridade garantida aos alunos. Assim sendo, os discentes serão capazes de interpretar qualquer texto e de lograr êxito nas variadas situações de comunicação.

Ainda, são poucos os profissionais que inserem o texto como protagonista da aula de Língua Portuguesa. Geralmente, as aulas são mais ocupadas com análises sintáticas e morfológicas de frases descontextualizadas. As atividades devem se voltar, essencialmente, aos inúmeros gêneros textuais, ao desenvolvimento da oralidade, com a ampliação do repertório vocabular, sempre no contexto da vivência circunstancial.

O que se argumenta não é para defender a abolição da norma culta, mas que essa deve se pautar na observação dos usos orais e escritos da atualidade, nos vários âmbitos da cultura letrada. A língua está em constante mudança. Desconsiderar isso é ser retrógrado, é contrariar o princípio de que nossa experiência de linguagem está ancorada na vontade de inserção em grupo social.

Portanto, o objetivo dos professores, de qualquer disciplina, deve ser ampliar as habilidades das linguagens: da matemática, da história, da ciência, da língua portuguesa e demais. A escola precisa garantir condições para que o aluno atinja os usos sociais da língua na forma e no modo em que precisamos recorrer a ela em diferentes contextos.

Referência bibliográfica: texto de Leo Barbosa( professor e poeta) Publicado no Correio da Paraíba-2014).


Publicado por: Douglas Varela Data: 10/06/2017 08:22

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 23/10/2017 11:58 por Marlo Matielo

Colisão envolveu quatro veículos na Rua Felipe Schmidt

A Polícia Militar atendeu um acidente de trânsito com quatro veículos envolvidos no final da manhã desta [...]

Publicado em 23/10/2017 07:28 por Jardel Martinazzo

Mulher pula da sacada com medo de apanhar do marido embriagado em Capinzal

Com medo do marido embriagado, uma mulher de 56 anos precisou pular da sacada de residência e fugir na madrugada desta [...]

Publicado em 23/10/2017 07:02 por Jardel Martinazzo

Ladrão arromba casa e furta R$ 2.700,00 na Vila Sete de Julho

As últimas horas deste domingo (22) não foram nada agradáveis para um morador da Vila Sete de Julho que ao chegar em [...]

Outras notícias

Publicado em 19/10/2017 15:28

Saretta volta a cobrar recuperação da SC-150 entre Capinzal e Piratuba

A SC-150 entre Capinzal e Piratuba apresenta uma série de problemas que tornam [...]

Publicado em 19/10/2017 11:13

MARKETING MULTINÍVEL

O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em [...]

Publicado em 19/10/2017 11:12

ESCAVAÇÕES

A NR 18 do ministério do trabalho e emprego, trata sobre as condições e meio [...]

Publicado em 19/10/2017 11:09

Síndrome da Compressão Dentária

Dentes tornados planos nos crânios de nossos ancestrais são evidências [...]

Publicado em 19/10/2017 09:46

Professores poderão utilizar o ProUni para cursar segunda licenciatura

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira, 18 de outubro, [...]

Publicado em 18/10/2017 20:28

Laçador capinzalense Leonardo Guimarães conquista título em Itapejara D" Oeste - PR

O capinzalense Leonardo Gumarães  conquistou o 3º lugar no Laço Guri na [...]