No ar

Programação indisponível
  • WHATS
  • JOGO SEMIFINAL
  • 01
  • 02
  • 03

VIDA RELIGIOSA

VIDA RELIGIOSA

"Qual é a minha vocação?" Quanto antes você fizer esta pergunta, melhor, pois é a sua felicidade que está em jogo.
Jesus chamou para apóstolos “aqueles que Ele quis”, depois de passar a noite em oração. A Igreja viu nisso o chamado ao sacerdócio e também às outras formas de vida religiosa. É Jesus quem chama. A vida religiosa exige muitas renúncias para ser “todo de Deus”, estar a serviço do Seu Reino para a edificação da Igreja e a salvação das almas.
A palavra “vocação”, quer dizer “chamar”. Deus põe no coração do jovem esse desejo de servi-lo radicalmente, em tempo integral, sem divisão.
Para discernir esse chamado divino, o(a) jovem precisa, sem dúvida, de um(a) orientador(a), alguém experiente para ajudá-lo(a). Penso que alguns sinais indicativos da vocação de um (a) jovem à vida religiosa sejam esses:
1 – Ter vontade de entregar a vida totalmente a Deus sem guardar nada para si; ser como Jesus, totalmente disponível ao Reino de Deus. Ser um outro Cristo. Abraçar o celibato com gosto, oferecendo a Deus a renúncia de não ter esposa (esposo), filhos, netos, vontade própria etc. É um casamento com Jesus. Ele disse que receberá o cêntuplo nesta vida e a vida eterna depois quem deixar tudo por causa d'Ele e do Seu Reino.
Jesus disse que as raposas têm suas tocas, mas que Ele não tinha nem mesmo onde reclinar a cabeça. Isso é sinal de uma vida despojada de tudo. Nada era d'Ele, nem a gruta onde nasceu, nem o burrinho que O levou a Jerusalém. O barco de onde pregava e viajava, o manto que os soldados sortearam também não eram d'Ele. Nem a casa onde vivia em Cafarnaum pertencia ao Senhor. Tudo Lhe foi emprestado. Cristo era despojado de tudo; a Ele só pertencia a cruz.
2 – A vocação religiosa exige que o(a) candidato(a) tenha o desejo de trabalhar como Jesus pela salvação das almas, sem pensar em um projeto para a sua vida. Exige entrega total nas mãos de Deus, desejo de viver mergulhado (a) no Senhor. Tem de gostar de rezar, de estar com Deus, de meditar Sua Palavra e participar da liturgia, pois sem isso não se sustenta uma vocação.
O demônio tem muitas razões para tentar um(a) religioso(a), pois este lhe arrebata as almas. Então, o(a) religioso(a) consagrado(a) tem de viver uma vida de extrema vigilância, muita oração e mortificação, como disse Jesus.
3 – Amar a Igreja de todo o coração, tê-la como Mãe e Mestra, ser submisso(a) aos ensinamentos do seu Magistério. Ser fiel à Igreja e a seus pastores, nunca ensinando algo que não esteja de acordo com o Sagrado Magistério da Igreja.
Amar o Papa, os bispos, Nossa Senhora, os anjos e santos, os sacramentos, a liturgia e tudo o que faz parte da nossa fé católica. Amar a Bíblia e gostar de meditá-la todos os dias. Desejar estudar Teologia, Filosofia e tudo o mais que o Magistério Sagrado da Igreja nos recomenda e ensina. Gostar de fazer meditações, retiros espirituais e uma busca permanente de santidade.
4 – Desejar viver uma vida de penitência, na simplicidade, na pobreza evangélica, na obediência irrestrita aos superiores, aberto(a) a todos por um diálogo franco. Ser tudo para todos. Estar disposto a obedecer sempre o seu bispo, seu pároco ou seu superior(a) a vida toda, qualquer que seja a decisão dele(a) sobre você.
5 – Estar disposto(a) a dar até a vida pela Igreja, pelas almas e por Jesus Cristo.
Talvez eu tenha sido um pouco exigente, mas para aquele que deseja ser um(a) “consagrado(a)”, creio que não se pode pedir menos do que isso. Quem opta pela vida consagrada deve se entregar de corpo e alma a ela. Seria uma frustração para a pessoa e para Deus. É melhor ser um bom leigo do que um(a) mal(má) religioso(a).


Esses são alguns conselhos do professor Felipe Aquino.


Publicado por: Larissa Cavali Data: 16/08/2018 09:29

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/09/2018 18:26 por Jardel Martinazzo

Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAM-MO realiza Assembleia Geral Ordinária

Na tarde desta quarta-feira, dia 19, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM Meio Oeste) realizou em [...]

Publicado em 19/09/2018 17:00 por Jardel Martinazzo

Foragido da UPA de Campos Novos é recapturado

O foragido da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Campos Novos, Josiel Onécio de Lima, foi recapturado por agentes [...]

Publicado em 19/09/2018 10:49 por Marlo Matielo

Em assembleia nesta tarde, prefeitos que integram o CISAM Meio Oeste discutem a adesão de Videira ao Consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM Meio Oeste) promove na tarde desta quarta-feira, dia 19, na [...]

Outras notícias

Publicado em 18/09/2018 15:26

Vereador Amarildo Ganzala pede a manutenção na passarela metálica da Ponte Irineu Bornhausen

Vereador também solicitou melhorias na Rua Epitácio Pessoa  O vereador [...]

Publicado em 17/09/2018 09:56

Câmara de Ouro vota nesta noite novo requerimento convocando o secretário da agricultura

A Câmara de Vereadores do município de Ouro aprecia na noite desta [...]

Publicado em 15/09/2018 14:35

AD AGN Capinzal encara o Lages Futsal fora de casa pelo Estadual da Liga

A Associação Desportiva AGN (AD AGN Capinzal) enfrenta na noite deste [...]

Publicado em 15/09/2018 13:10

Acidente aéreo registrado no interior de Ipumirim deixa dois mortos

Um acidente aéreo foi registrado na comunidade de Linha Serra Alta, no [...]

Publicado em 15/09/2018 10:30

II Encontro da Família Modena em Linha Bonita

A comunidade de Linha Bonita, interior de Ouro, sediou o II encontro dos [...]

Publicado em 14/09/2018 14:20

Atuando por Caçador, dupla capinzalense está na semifinal dos Jogos Abertos de Santa Catarina

As atletas capinzalenses Liamara Popp e Claudia Vieira Sarmento estão na [...]