No ar

Pastoral da Criança

Viva a Vida

18:30 - 18:45 com Pastoral da Criança

No ar - Viva a Vida Ouça ao vivo

  • WHATS

VINDE ESPÍRITO SANTO

No próximo fim de semana celebramos Pentecostes. É uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, data instituída como a da ressurreição de Jesus Cristo.

Para nós cristãos, o Pentecostes é uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico, juntamente com a Páscoa e o Natal. O termo “Pentecostes” se originou a partir do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”, em referência aos 50 dias que se sucedem depois da Páscoa.

Na Bíblia, a comemoração do Pentecostes é citada pela primeira vez no Atos dos Apóstolos 2, episódio que narra o momento em que os apóstolos de Cristo receberam os dons do Espírito Santo, logo após a subida de Jesus aos céus. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (Atos dos Apóstolos)

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

O Papa Bento XVI fala sobre esse processo de reunificação dos povos a partir de Pentecostes: “Tem início um processo de reunificação entre as partes da família humana, divididas e dispersas; as pessoas, muitas vezes, reduzidas a indivíduos em competição ou em conflito entre si, alcançadas pelo Espírito de Cristo, abrem-se à experiência da comunhão, que pode empenhá-las a ponto de fazer delas um novo organismo, um novo sujeito: a Igreja. Este é o efeito da obra de Deus: a unidade; por isso, a unidade é o sinal de reconhecimento, o 'cartão de visita' da Igreja no curso da sua história universal. Desde o início, do dia do Pentecostes, ela fala todas as línguas. A Igreja universal precede as Igrejas particulares, as quais devem se conformar sempre com ela, segundo um critério de unidade e universalidade. A Igreja nunca permanece prisioneira de confins políticos, raciais ou culturais; não se pode confundir com os Estados, nem sequer com as Federações de Estados, porque a sua unidade é de outro tipo e aspira a atravessar todas as fronteiras humanas”.

Por: Frei Emerson Orane


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 19/05/2018 11:15



Principais Notícias

Publicado em 23/06/2018 14:11 por Fabio José Dos Santos Galio

Bocha Feminina de Capinzal campeã da fase microrregional dos JASC

A equipe de bocha feminina da fundação de esportes de Capinzal, conquistou hoje pela manhã  na cidade de Agua Doce, [...]

Publicado em 22/06/2018 14:21 por Douglas Varela

Concluída a pavimentação da última rua do Loteamento Maximiliano Toaldo

A Administração Municipal de Capinzal oficializou nesta quinta-feira, dia 21, a entrega de mais uma obra. Trata-se da [...]

Publicado em 22/06/2018 14:17 por Douglas Varela

Troféu Destaque Econômico da Agricultura Familiar será uma das atrações da Festa do Agricultor de Capinzal

Evento será realizado no dia 01 de julho no Parque de Exposições   O Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, [...]

Outras notícias

Publicado em 22/06/2018 11:07

Levantamento manual de cargas

A norma regulamentadora 17 (Ergonomia) expõe um pouco sobre o levantamento [...]

Publicado em 22/06/2018 11:06

NOSSA FÉ DE CADA DIA!

A cada dia somos desafiados, tentados e muitas vezes levados a desacreditar na [...]

Publicado em 22/06/2018 11:05

SABER SER SOLIDÁRIO, VOLTAR À HONESTIDADE E NÃO MALTRATAR OS MAIS FRACOS

São João Batista é um dos santos mais conhecidos da Igreja. João, cujo nome [...]

Publicado em 22/06/2018 09:30

SINE retoma o atendimento para o “Seguro Desemprego” em Capinzal

Os capinzalenses que precisam encaminhar o pedido do “seguro desemprego” [...]

Publicado em 22/06/2018 09:28

Governo do Estado repassa R$ 400 mil para Capinzal

 Mais um município de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de [...]

Publicado em 22/06/2018 09:27

Pavimentação de rua do Loteamento Maximiliano Toaldo deve ser entregue nos próximos dias

 A pavimentação da Rua Nelson Pedro Toaldo, no Loteamento Maximiliano [...]