No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:59 com Jardel Martinazzo

No ar - Jornal do Meio Dia Ouça ao vivo

VOCAÇÃO À PATERNIDADE

VOCAÇÃO À PATERNIDADE

No segundo domingo de Agosto, celebrarmos o dia dos pais e a semana da Família. O primeiro livro da Bíblia já nos fala da missão de ser pai e da formação da família. Por isso, “o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2, 24). Este trecho da Sagrada Escritura, nos apresenta a constituição da família cristã instituída por Deus: homem, mulher e, fruto do amor entre ambos, os filhos. Por ocasião do dia dos pais, recordamos que, essa é uma grande vocação que desemboca em uma missão importante para o nosso tempo.

O pai na família cristã precisa refletir para com os seus filhos o Amor de Deus Pai. Quantas pessoas não conseguem se sentir amadas por Deus Pai por não terem sido amadas pelo pai da terra; quantos entendem o Pai do Céu como distante por não ter tido a oportunidade de perceber o pai terrestre presente! O papel do pai na família é de suma importância, é insubstituível, não pode e nem deve ser transferido.

Quando Papa, São João Paulo II num documento sobra à família afirmava: “o amor aos filhos são para o homem o caminho natural para a compreensão e realização da paternidade. É necessário ser-se solícito para que se recupere socialmente a convicção de que o lugar e a tarefa do pai na e pela família são de importância única e insubstituível”. O homem só será realizado, enquanto pai, quando amar seus filhos. E quando se fala em amar, não se trata de um amor irreal, mas um amor concreto, presente, suporte, um amor doação.

Gostaria também de recordar algumas reflexões do Papa Francisco sobre ser pai. Estas reflexões foram num discurso realizado no dia 04 de fevereiro de 2015. “Cada família precisa do pai. Hoje nos concentremos no valor do seu papel, e gostaria de partir de algumas expressões que se encontram no Livro dos Provérbios, palavras que um pai dirige ao próprio filho, e diz assim: “Filho meu, se o teu coração for sábio, também o meu será cheio de alegria. Exultarei dentro de mim, quando os teus lábios disserem palavras retas” (Pv 23, 15-16).

Não se poderia exprimir melhor o orgulho e a comoção de um pai que reconhece ter transmitido ao filho aquilo que realmente conta na vida, ou seja, um coração sábio. Este pai não diz: “Estou orgulhoso de você porque és igual a mim, porque repetes as coisas que eu digo e que eu faço”. Não, não lhe diz simplesmente qualquer coisa. Diz-lhe algo de bem mais importante, que podemos interpretar assim: “Serei feliz toda vez que te ver agir com sabedoria e estarei comovido toda vez que te ouvir falar com retidão. Isso é aquilo que quis te deixar, para que se tornasse uma coisa tua: a atitude de sentir e agir, de falar e julgar com sabedoria e retidão. E para que tu pudesses ser assim, te ensinei coisas que não sabia, corrigi erros que não vias”

“Um pai sabe bem quanto custa transmitir esta herança: quanta proximidade, quanta doçura e quanta firmeza. Porém, que consolo e recompensa se recebe quando os filhos honram esta herança! É uma alegria que redime todo cansaço, que supera toda incompreensão e cura toda ferida. A primeira necessidade, então, é justamente essa: que o pai seja presença na família. Que seja próximo à mulher, para partilhar tudo, alegrias e dores, cansaços e esperanças. E que seja próximo aos filhos em seu crescimento: quando brincam e quando se empenham, quando estão despreocupados e quando estão angustiados, quando se exprimem e quando ficam em silêncio, quando ousam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando reencontram o caminho; pai presente, sempre. Dizer presente não é o mesmo que dizer controlador! Porque os pais muito controladores anulam os filhos, não os deixam crescer”

Que todos os pais sejam abençoados.


Publicado por: Douglas Varela Data: 10/08/2018 10:56

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 16/07/2019 04:00 por Marlo Matielo

Religiosa ourense participa de missão centenária de evangelização no Acre

A Irmã Nádia Reck, que atualmente reside em Belo Horizonte (MG), na casa de formação das Irmãs Servas de Maria [...]

Publicado em 16/07/2019 04:00 por Marlo Matielo

Câmara de Ouro aprova três projetos na última sessão antes do recesso

Na noite desta segunda-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores do município de Ouro realizou a terceira sessão [...]

Publicado em 15/07/2019 18:52 por Fabio José Dos Santos Galio

Dupla Capinzalense conquista a principal laçada do Rodeio em Chapecó

A dupla Capinzalense, formada pelos 02 melhores laçadores da atualidade na 16ª RT, sagrou -se campeã da principal [...]

Outras notícias

Publicado em 16/07/2019 08:48

Ladrão furta mangueira e tenta invadir residência no Distrito de Alto Alegre

Uma tentativa de furto em residência foi registrada durante a segunda-feira, [...]

Publicado em 16/07/2019 04:02

CRAS de Capinzal realiza passeio com grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Capinzal realizou neste [...]

Publicado em 15/07/2019 11:10

Transcatarina: não existe nada igual

Liberdade de Ideias Foram quatro dias de aventuras... Entre 10 e 13 de julho, [...]

Publicado em 15/07/2019 10:59

Veículo arrombado e bolsa furtada durante a madrugada de domingo no centro de Capinzal

Um veículo foi arrombado na madrugada deste domingo, dia 14, no centro de [...]

Publicado em 14/07/2019 20:53

Divulgado o gabarito provisório do Processo Seletivo da Prefeitura de Ouro

Foram aplicadas na manhã deste domingo, dia 14, na Escola Felisberto Vilarino [...]

Publicado em 14/07/2019 18:33

Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de altar durante missa em Cachoeira Paulista

Uma mulher invadiu o altar e empurrou o padre Marcelo Rossi durante uma missa [...]