Religião

XX Romaria de Frei Crispim reuniu milhares de devotos no Distrito de Santa Lúcia

  • Jardel Martinazzo
  • 25/08/2019 17:47
16260976755d62f5c71ec495.08252427.jpeg

O último domingo de agosto foi marcado por um grande movimento religioso no Distrito de Santa Lúcia, interior de Ouro. A comunidade reuniu milhares de fiéis na XX Romaria de Frei Crispim. O dia ensolarado foi um convite a mais para a presença de público.

A abertura ocorreu no cemitério da comunidade, em frente ao jazigo de Frei Crispim onde o frei Everton Jiupato o Bispo Diocesano, Dom Mário Marquez recepcionaram os devotos. Depois das manifestações os romeiros seguiram com cânticos e mensagens de reflexão pela rua principal até a igreja.

Foram pouco mais de trinta minutos de caminhada, com algumas paradas durante o percurso de aproximadamente 500 metros. Em frente à igreja ocorreu a queima das intenções que foram deixadas ao longo das novenas. A primeira delas foi no dia 22 de julho e a última no dia 22 de agosto.

Como faltou espaço na igreja para acomodar todos os devotos, muitos acompanharam do lado de fora a celebração, graças ao sistema de sonorização espalhado no pátio. O grupo de liturgia de Santa Lúcia foi responsável pelos cânticos ao decorrer da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Mário e o frei Everton.

Além de moradores de Santa Lúcia e demais comunidades de Ouro e Capinzal, o que pôde ser visto foram pessoas de cidades vizinhas e até mesmo outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Muitos são ex-moradores e até mesmo devotos de Frei Crispim que não mediram esforços para prestigiar.

Quem não pôde comparecer contou com a transmissão ao vivo pela internet por meio a fanpage da Rádio Capinzal-Jornal A Semana e ainda pela AM 1540. Foi oportunizado que milhares de pessoas sentissem a mesma emoção de quem participou do evento. 

Logo após a celebração houve a tradicional queima de fogos como forma de agradecimento à Frei Crispim. Em seguida foi serviço o almoço no centro comunitário que ficou completamente lotado. A organização afirma que mais de 1.500 quilos de carne foram comercializadas.

Nos próximos dias o conselho da comunidade deverá fazer uma prestação de contas, mas o presidente, Adilso Masson antecipa que a festa superou as expectativas. Ele aproveitou para agradecer todos os envolvidos na organização, aos freis que participaram das novenas e os devotos que compareceram.  

Fotos: Douglas Varela - Rádio Capinzal - Jornal A Semana


Enquete