Cultura

Zortéa comemora os 196 de Independência do Brasil com Desfile Cívico

  • Jardel Martinazzo
  • 07/09/2018 13:46
18542730515b92bcc37155c8.32374081.jpeg

Pelo segundo ano consecutivo os zorteenses comemoraram a Independência do Brasil com Desfile Cívico. O evento na manhã de sexta-feira, dia 07 de setembro, reuniu inúmeras pessoas, tanto moradores de Zortéa quanto de cidades vizinhas.

A principal novidade ficou por conta do percurso. Ano passado a concentração ocorreu nas imediações da rodoviária municipal. Neste ano os pelotões desfilaram pela Rua Antonio Zortéa Primo, na chegada do município, de onde seguiram até a Rua Guilherme Brancher, nas imediações do centro administrativo onde esteve o palanque oficial.

Às 9h foi iniciado o desfile com a participação de 24 pelotões. Na frente as porta bandeiras e a Fanfarra Municipal, composta por 40 membros, sendo alunos do ensino médio da Escola Major, ex-alunos e atuais alunos do projeto Alegria de Viver, ensaiados pelo professor Acácio.

Quando a chegada na frente do palanque, foi executado o Hino Nacional, Hino da Independência e Hino de Zortéa. O primeiro pronunciamento foi da Secretária de Educação, Marizete Pereira Susin; seguida pelo vice-prefeito, Nelson Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores, João do Nascimento e por fim o prefeito Alcides Mantovani.

Pelotões: Escola de Educação Básica Major Cipriano Rodrigues de Almeida; Centro de Educação Infantil Estrela da Manhã; Grupo de idosos Convivência Feliz e Lírio dos Campos; Administração; APAE; Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo I; Faunamiga; Grupo Municipal Escolar Horizonte Núcleo II; Grupo Municipal de Dança Italiana Luiz Augusto de Freitas; EJA (Educação de Jovens e Adultos);  Secretaria Municipal de Esportes; Lions Clube; CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); Grupo de Escoteiros Taimbé; Escolinha de Música; Secretaria de Saúde; Secretaria de Agricultura; Secretaria Municipal de Infraestrutura; Agropecuária Pedron; Copercampos; CTGs - Carlos Mantovani; Piquete Marca do Tempo e Tropeando o Passado.

Na avaliação do prefeito Alcides Mantovani, as expectativas foram superadas, ele enalteceu todas entidades, associações e instituições que se empenharam para a realização do desfile e lembrou que promover o evento, além de resgatar a tradição, também visa ensinar as futuras gerações a importância do patriotismo.

"Estamos muito satisfeitos em poder homenagear a nossa Pátria nestes 196 anos de Independência. Quando o Brasil vive conturbados momentos, temos que dar nosso exemplo de civismo, de liberdade e democracia pra que possamos ensinar nossas crianças amar a bandeira de seu país", avaliou Mantovani.


Enquete