Bombeiros resgatam homem preso no alto de araucária durante colheita de pinhão em Ponte Serrada
- Gabriel Leal
- 06/06/2025 15:33

Durante a tarde de quinta-feira, 5 de junho, um homem de 26 anos foi resgatado após ficar preso no topo de uma araucária na comunidade da Serra da Paca, zona rural de Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. Ele realizava a colheita de pinhão quando se viu impossibilitado de descer da árvore.
O masculino havia escalado a araucária utilizando esporas metálicas presas às botas, técnica comum entre coletores da semente nativa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e utilizou técnicas especializadas de salvamento em altura para alcançar o local e realizar a descida com segurança. Após o resgate, ele foi encaminhado ao Hospital Santa Luzia, onde recebeu atendimento médico.
Com a intensificação da safra do pinhão, o Corpo de Bombeiros chama atenção para os riscos envolvidos nesse tipo de atividade, especialmente em áreas de difícil acesso e grande altura. O número de ocorrências relacionadas à colheita tem aumentado neste período do ano.
Dicas de segurança para a colheita do pinhão
Para evitar acidentes, a corporação orienta:
- Sempre realizar a atividade com acompanhamento de outra pessoa;
- Utilizar equipamentos adequados de escalada e segurança;
- Levar celular com carga suficiente para chamadas de emergência, se necessário.
A orientação principal é não subestimar o risco das alturas e, sempre que possível, buscar alternativas mais seguras para a extração do pinhão.