Eleições 2024

Cartório Eleitoral de Capinzal se reunirá com partidos políticos

  • Jardel Martinazzo
  • 13/07/2024 11:22
113342456666929169efdc24.02975226.jpg

37ª Zona Eleitoral abrange cinco municípios e conta com 40 partidos registrados

Os preparativos para as Eleições de 2024 na 37ª Zona Eleitoral de Capinzal estão em pleno andamento para o pleito que ocorrerá em 06 de outubro. Graciela Ramos, chefe do cartório eleitoral, confirmou que atualmente há 40 partidos políticos registrados nos cinco municípios, sendo 9 em Capinzal, 6 em Piratuba, 8 em Ipira, 9 em Zortéa e 6 em Ouro.

Uma reunião com os representantes das siglas será realizada inicialmente no dia 24 de julho, em horário e local a ser confirmado. O encontro contará com a presença da nova juíza eleitoral, Dra. Jéssica Evelyn Campos Figueredo Neves, que assumirá em 18 de julho. Serão esclarecidas dúvidas e repassadas todas as informações sobre as etapas do processo eleitoral, abordando a convenção partidária, o registro de candidatura, a responsabilidade dos candidatos ao se colocarem à disposição dos partidos, propaganda eleitoral e prestação de contas.

Graciela lembra também que a partir de 20 de julho os partidos poderão realizar suas convenções, que deverão ser concluídas até 05 de agosto. Esta é uma reunião interna onde será feita a escolha dos candidatos e eventuais coligações. Após o prazo das convenções, abre-se o período para o registro dos candidatos, que se estenderá até 15 de agosto.

A campanha eleitoral terá início em 16 de agosto. A chefe do cartório alerta os eleitores que não possuam o título impresso ou não consigam baixar o documento eletrônico (E-Título) a comparecerem ao Cartório para a impressão do título. Ela explica que o eleitor pode votar somente com a identidade, mas nesse caso não constará o domicílio eleitoral nem o número da seção eleitoral.

Graciela também informa sobre as propostas de agregação de seções, ratificadas para Ipira, Ouro e Piratuba, onde seções maiores serão agregadas a outras com menos de 50 eleitores para otimizar o processo eleitoral. Por outro lado, as propostas de agregação nas seções 09 e 15 da Escola Municipal Ernesto Hachmann e 11 e 16 da Escola Ivo Silveira, ambas em Capinzal, foram retificadas devido a problemas no pleito anterior, mantendo duas seções eleitorais em cada local.

Todas as demais seções de Capinzal permanecem inalteradas, exceto pela agregação das seções 31 e 153 na Linha Capelinha (Ipira), 63 e 65 na Linha Sagrado Coração de Jesus (Ouro), 78 e 152 na Linha Serraria e 80 e 81 no Distrito de Uruguai (Piratuba).

Uma novidade será a instalação de uma seção no campus da Unoesc, facilitando a participação dos eleitores da região da Cidade Alta e evitando deslocamentos para a Escola Dr. Vilson Pedro Kleinubing do Loteamento Parizotto ou da Escola de Educação Básica São Cristóvão.

Em relação à equipe de trabalho, Graciela destaca a contratação, no final do mês, de cinco técnicos de urnas através de uma empresa terceirizada que venceu a licitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Eles serão responsáveis pela manutenção dos equipamentos e pelo suporte aos mesários no dia da eleição. Também será contratado um estagiário para o atendimento no Cartório Eleitoral.

Graciela explica que já foi realizado um contato prévio com os mesários que trabalharam no pleito anterior para que se cadastrem no portal dos mesários, com convocações a serem expedidas no início de agosto.

A chefe do cartório finaliza lembrando que este pleito será completamente diferente do realizado há 4 anos, que foi marcado pelas medidas necessárias por conta da pandemia, como distanciamento social, uso de máscaras, treinamentos de mesários e demais reuniões em formato online. 

Enquete