Com 45 casos confirmados, Capinzal realiza fumacê nesta terça-feira na área central para conter avanço da dengue
- Gabriel Leal
- 12/05/2025 10:42

A Secretaria da Saúde de Capinzal promove nesta terça-feira, 13 de maio, a partir das 6h30min, mais uma etapa da ação de fumacê como parte do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A pulverização ocorrerá no centro do município, abrangendo pontos estratégicos das ruas Rosa Vieceli, Madalena Baratieri, Clementina Caldart, Nereu Ramos e Luiz Dorini.
Segundo informações apuradas por nossa reportagem na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, com a técnica de enfermagem Lediane Toscan, Capinzal contabiliza até o momento 187 notificações relacionadas à dengue. Desses casos, 45 foram confirmados, 22 permanecem como suspeitos e outros 120 já foram descartados. Além disto, o boletim aponta para 212 focos do mosquito Aedes aegypti.
O fumacê é uma técnica de controle vetorial que consiste na dispersão de inseticida em forma de fumaça, com o objetivo de eliminar os mosquitos adultos, responsáveis diretos pela transmissão da doença. A aplicação é feita com um equipamento específico que pulveriza o produto nas áreas externas das residências.
A Secretaria da Saúde reforça que os moradores das regiões contempladas pela ação devem adotar algumas medidas de precaução durante a aplicação do fumacê. É recomendado manter portas e janelas abertas para facilitar a entrada da fumaça nos ambientes internos. Alimentos devem ser guardados em armários fechados ou na geladeira, a fim de evitar contaminação.
A pasta também alerta os apicultores que mantenham colmeias próximas às ruas citadas para que adotem medidas de proteção às abelhas durante a aplicação do inseticida.
Além disso, a população é orientada a eliminar focos de água parada que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Recipientes como copos plásticos, tampinhas, garrafas, bacias, calhas entupidas e caixas d’água sem vedação devem ser eliminados ou mantidos protegidos.
Para pessoas diagnosticadas com a doença, o uso de repelente diariamente é essencial, ajudando a evitar a disseminação do vírus.
Em caso de chuva na data prevista, a aplicação do fumacê será reagendada.