Polícia

Homem é preso em Chapecó durante operação nacional da PF contra abuso infantil na internet

  • Gabriel Leal
  • 09/10/2025 14:36
137554514768e7f2c3e7e380.28116517.jpg

A Polícia Federal realizou na quarta-feira, dia 8 de outubro, a Operação Nacional Proteção Integral III, uma ação coordenada com as Polícias Civis de 16 estados, com o objetivo de identificar e prender suspeitos de cometer crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, especialmente em ambiente virtual. Em Santa Catarina, um homem foi preso em Chapecó.

A ofensiva foi deflagrada simultaneamente em todo o país e resultou no cumprimento de 184 mandados de busca e apreensão, além de sete prisões preventivas e duas temporárias. No total, foram registradas 55 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e três vítimas resgatadas.

No estado, as ações ocorreram nos municípios de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Joinville, Balneário Gaivota e Chapecó. A PF confirmou que o preso no Oeste catarinense foi detido durante o cumprimento de mandado, mas não revelou detalhes sobre o caso nem o tipo de material apreendido.

A operação mobilizou 617 policiais federais e 273 agentes das Polícias Civis dos estados de AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MS, PA, PB, PE, PI, RJ, RS, SC e SP.

Essa é a terceira fase da operação deflagrada em 2025 — as anteriores ocorreram em março e maio — e reforça a integração entre as forças de segurança federais e estaduais no enfrentamento aos crimes cibernéticos que atentam contra a dignidade sexual de menores.

Segundo dados da Polícia Federal, entre janeiro e setembro deste ano já foram cumpridos mais de 1.600 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais. A instituição também reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a importância de monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes, identificando comportamentos suspeitos e denunciando situações de risco.


Enquete