Geral

Irani avança nos indicadores sobre diversidade e inclusão

  • Capinzal FM
  • 24/04/2025 10:35
742899600680a3e34bff943.86906679.jpg

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani avança nos indicadores por meio de iniciativas internas voltadas ao desenvolvimento da empresa em temas relevantes de diversidade e inclusão. Todas as ações fazem parte do programa Gera Diversidade, que estabelece ações pautadas no respeito à igualdade de oportunidades, independentemente de gênero, idade, etnia, religião, nacionalidade, estado civil, orientação sexual ou deficiências de qualquer natureza.

 

Todas as ações estão alicerçadas em iniciativas que reforçam a proposta estratégica da Irani, que reforça o compromisso em respeitar e acolher cada colaborador, além de valorizar a força da diversidade, promovendo um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.

 

A ação +Delas conta com um programa de contratação de estagiárias voltado à ampliação da participação feminina em áreas técnicas e industriais. Algumas colaboradoras já foram efetivadas na área mecânica e, em uma das unidades, uma delas assumiu como a primeira eletricista.

 

Já a segunda edição do Mentoria Feminina fortaleceu ainda mais o protagonismo e o desenvolvimento profissional das mulheres em diferentes áreas, impulsionando também o crescimento da companhia.

 

A Irani reforçou a divulgação dos bancos de talentos específicos para pessoas LGBTI+ e PCDs que contam, no momento, com 369 e 126 inscritos respectivamente, com 4% e 7% de aproveitamento nas contratações.

 

O diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, afirma que a iniciativa Eu Valorizo a Diversidade é um case de sucesso na Irani. “O sistema de indicações busca promover a inclusão de grupos minorizados no quadro funcional da empresa, premiando os colaboradores pela sinalização com cursos de capacitação extensíveis aos seus dependentes”, ressalta.

 

O executivo ainda destaca que o segundo ciclo foi finalizado com 115 pessoas indicadas, com 11% de aproveitamento, um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao primeiro. O terceiro ciclo já foi lançado e conta, até o momento, com 120 indicações.

 

Outro destaque em 2024 foi a 3ª edição do Encontro com a Diversidade, um evento presencial em todas as unidades da companhia, que busca conectar as pessoas com o tema inclusão e pertencimento, inspirando mudanças positivas. Foram realizadas três etapas. Na última delas, proporcionou rodas de conversa com os líderes das unidades, ampliando o diálogo sobre os desafios e as oportunidades de liderança inclusiva. O resultado foi positivo, com a participação de 33% dos colaboradores e 70% dos líderes nas rodas de conversa.

 

Em relação à diversidade, a Irani já conta com 29% de mulheres no quadro funcional e com 21% em cargos de liderança. “Essas iniciativas nos permitem alcançar avanços significativos em nosso quadro funcional e de liderança ao longo dos últimos anos. No início desta jornada, as mulheres representavam 14% das posições de liderança e, em 2024, esse número subiu para 21%, um aumento de 7 pontos percentuais. No quadro funcional geral, a empresa evoluiu de 17% para 29%, um crescimento expressivo de 12 pontos percentuais”, destaca Fabiano Alves de Oliveira. “Esses resultados reforçam o compromisso da Irani com as metas ESG como signatária da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ nos compromissos com a diversidade, a inclusão e a promoção da igualdade de oportunidades em todos os níveis da organização”, salienta o executivo.

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG) e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.

Enquete