Trânsito

Buracos na SC-467 exigem atenção de motoristas entre Capinzal e Zortéa

  • Jardel Martinazzo
  • 22/12/2024 09:21
190902628167681cfb46a6d0.18452591.jpg

Fotos: Capinzal FM

Motoristas que utilizam a SC-467, no trecho entre Capinzal e Zortéa, têm demonstrado preocupação com as condições da rodovia. A reportagem da Capinzal FM recebeu, nos últimos dias, diversos relatos sobre a presença de buracos que comprometem a segurança dos usuários e causam prejuízos materiais.

Os problemas começam nas proximidades da ponte sobre o Rio São Pedro, antes do Loteamento Recanto dos Pássaros, e seguem até a entrada para Zortéa. De acordo com informações apuradas, os buracos – alguns comparados a verdadeiras crateras – já resultaram em danos a veículos, como pneus estourados e rodas danificadas.

Na manhã deste domingo (22), a reportagem percorreu o trecho e confirmou a gravidade da situação. Em alguns pontos, motoristas são obrigados a invadir a pista contrária ou utilizar o acostamento para evitar os buracos, o que aumenta o risco de acidentes. A precariedade do trecho exige atenção redobrada dos condutores e, ao mesmo tempo, uma ação emergencial das autoridades competentes para prevenir novos danos materiais e, principalmente, acidentes graves.

A situação também se estende à SC-390, entre Zortéa e a BR-470, em Campos Novos. Com o aumento do movimento no período de final de ano, a preocupação com a segurança nesse trecho é ainda maior, reforçando a necessidade de intervenções rápidas.

Na sessão da Câmara de Capinzal, o vereador Jairo Hoffmann informou que recentemente conversou com o engenheiro Juan Bonelli da Silva, da Coordenadoria Regional de Infraestrutura do Meio-Oeste, sobre os problemas na SC-467. Segundo Hoffmann, o engenheiro confirmou que já foi solicitado um conserto paliativo e há a possibilidade de uma revitalização no início de 2025. Apesar das cobranças, os reparos ainda não foram realizados.

Hoffmann também informou ter conversado com o secretário de Infraestrutura de Capinzal, Paulo Rodrigo Ribeiro, e solicitado uma ação paliativa, este informou que iria verificar para fazer o conserto paliativo.

Em julho deste ano, os vereadores de Capinzal aprovaram uma Moção de Apelo, de autoria de Rafael Tonial, direcionada à Superintendência Regional do Meio-Oeste e ao Governo do Estado. A moção solicita, com urgência, ações como recapeamento e sinalização.


Enquete