Justiça

Prefeito Claudir Duarte se pronuncia após recomendação do MP para exonerar sobrinha secretária

  • Gabriel Leal
  • 02/09/2025 13:42
112484019068b6ec0cd9b0b6.80529351.jpg

O Ministério Público recomendou à Administração de Ouro a exoneração da Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Adriana Duarte, de 30 anos, que acumula também a pasta da Assistência Social e é sobrinha do prefeito Claudir Duarte. O documento, resultado de uma denúncia recebida pelo MP e acompanhado do trabalho da Polícia Civil, foi assinado pela promotora de justiça Karla Bárdio Meirelles em 26 de agosto. Segundo o MP, a prática configura nepotismo.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o prefeito Claudir Duarte reforçou que, de acordo com uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), a nomeação não configura ilegalidade e afirmou que projeta manter Adriana no cargo. Segundo ele, documentos estão sendo concluídos para serem encaminhados ao Ministério Público a fim de justificar a permanência.

A promotoria, no entanto, destacou que os documentos apresentados inicialmente não comprovam qualificação técnica suficiente para a função. Segundo o MP, a ausência de requisitos específicos indica que a escolha ocorreu em razão do parentesco.

Adriana Duarte foi nomeada em 14 de abril de 2025, por meio da portaria nº 315/2025, publicada no Diário Oficial do Município de Santa Catarina (DOM).

Enquete