Geral

Servidores da Celesc iniciam greve em Santa Catarina

  • Gabriel Leal
  • 22/09/2025 13:58
153381317868d181d6dd2b96.20959134.jpg

Servidores da Celesc paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira, 22 de setembro, após aprovação da greve em assembleia realizada na quarta-feira (17). A mobilização foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários (Intercel), que reivindica melhores salários e igualdade de direitos entre todos os empregados da companhia.

Na sexta-feira (19), a direção da Celesc apresentou uma nova proposta durante rodada de negociação, incluindo reajustes em todas as cláusulas financeiras. No entanto, a categoria rejeitou a oferta por ampla maioria, reforçando a exigência pela retomada de direitos que, segundo o sindicato, teriam sido retirados em acordos anteriores.

Em nota, a Celesc lamentou a decisão e destacou que, desde 28 de agosto, mantém diálogo com as entidades representativas para a construção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026. A companhia afirmou que o pacote apresentado trouxe avanços, como reajuste salarial, atualização dos auxílios pelo índice de inflação, aumento do vale-alimentação, concessão de um vale extra no início de 2026, além da manutenção de benefícios, programas de saúde e estabilidade no quadro de pessoal.

Durante a greve, o atendimento ao público está parcialmente afetado, mas a Celesc garante que as demandas de urgência e emergência continuam sendo atendidas. Os eletricistas permanecem mobilizados principalmente no restabelecimento da rede elétrica, após os estragos provocados pelas fortes chuvas do fim de semana em Santa Catarina.

A companhia também reafirmou o compromisso com a modernização do sistema elétrico, destacando investimentos na expansão de redes trifásicas, construção e ampliação de subestações e melhorias no atendimento. Segundo a empresa, é necessário equilibrar os benefícios aos empregados com a sustentabilidade financeira, assegurando a qualidade do serviço prestado à população.

Atendimento digital

A Celesc lembra que a maioria dos serviços comerciais pode ser realizada de forma remota, sem necessidade de deslocamento até as lojas. Os canais disponíveis são: aplicativo Celesc (iOS e Android), WhatsApp (48) 99860-0067, site www.celesc.com.br e telefone 0800 048 0120.

Os clientes também podem utilizar os totens de autoatendimento instalados em espaços públicos, que permitem a emissão de segunda via e o pagamento de faturas por cartão ou PIX. A relação completa dos pontos está disponível no site da companhia.

Região

Nos municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Zortéa, Piratuba e Ipira, cerca de 20 profissionais aderiram à greve, representando aproximadamente 90% do efetivo. No início da tarde desta segunda-feira, foram registradas falta de energia em consumidores de Capinzal (30) e Lacerdópolis (704). Ainda não há data para a retomada dos trabalhos.

Enquete