Educação

Unoesc completa 29 anos de credenciamento como Universidade pelo MEC

  • Jardel Martinazzo
  • 15/08/2025 08:51
914495114689f1faf5f68e0.26729183.jpg

No dia 14 de agosto, a Unoesc completou 29 anos de credenciamento no Ministério da Educação (MEC).  Ao longo desses anos, sua contribuição vai além da formação de milhares de estudantes, como também nas diversas ações de caráter comunitário que realiza nas regiões em que está inserida.

O ato de credenciamento da Unoesc foi comandado pelo ministro da Educação, Paulo Renato, e presenciado pelos professores Aristides Cimadon e Luiz Carlos Lückmann, reitor da Unoesc na época, parlamentares catarinenses e pelo presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) daquele ano.

— Com o credenciamento, a Unoesc tornou-se uma Universidade autônoma, o que permitiu que pudesse oferecer novos cursos e crescesse exponencialmente. Seguimos atendendo os padrões de qualidade estabelecidos pelo MEC, assegurando a formação adequada para nossos estudantes — afirmou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

Presente nas cidades de Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Chapecó, Capinzal, Campos Novos, Concórdia, Maravilha, Pinhalzinho, São José do Cedro e Xaxim, oferece cursos de Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado, Extensão e Técnicos. Ao longo de sua história, já formou mais de 95 mil egressos. Além do ensino superior, a Unoesc também tem uma rede de colégios, fortalecendo a conexão entre os diferentes níveis de ensino e ampliando o alcance da filosofia educacional da Universidade.

A qualidade do ensino ofertado assegurou, pelo segundo ano consecutivo, o título de melhor Universidade Comunitária de Santa Catarina, conforme dados divulgados pelo MEC. Outro ponto que assegura o protagonismo da Unoesc são as contribuições às comunidades em que está inserida. Em 2024, de acordo com os dados do último Relatório Social, mais de 127 mil pessoas foram beneficiadas com atendimentos nas áreas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física (escolas de Educação Básica, laboratórios, academia, grupos diversos), Ciências Contábeis (orientação sobre Imposto de Renda, PF, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF) e por meio de atividades na área de Educação, atendimento de Medicina (Ambulatório Universitário - AMU), atendimento em saúde animal, atendimento de Enfermagem, atendimento ao idoso e assistência jurídica à comunidade.

Outra forma de envolvimento com a comunidade ocorre por meio dos projetos, dos cursos de extensão e da prestação de serviços, que se constituíram em campo de aprendizado para o acadêmico e ofereceram à população regional uma possibilidade de atendimento de diversas necessidades que dizem respeito à cultura, à arte, ao meio ambiente e aos conhecimentos necessários a uma cidadania plena. Essas atividades beneficiaram mais de 144 mil pessoas.

— Celebramos essa data com muito orgulho, tanto por oferecermos formação de qualidade como por impactar a vida de milhares de pessoas nos locais em que estamos inseridos — finalizou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

 

Créditos: Assessoria de Imprensa

Enquete