Cultura

Araucária e Lírio Laranja são escolhidos árvore e flor símbolos de Zortéa

  • Jardel Martinazzo
  • 18/09/2021 20:26
80831218461467879bb4b91.37916753.jpg

A Câmara de Vereadores de Zortéa promoveu um Concurso Cultural para a escolha da árvore e da flor símbolos do município. Foram três categorias: Desenho, voltada aos alunos do 1º ao 5º; redação, para estudantes do 6º ao 9º ano e redação para a sociedade em geral.  

O presidente do legislativo, Rodrigo Almeida, comemorou o sucesso do concurso e aponta que as expectativas foram superadas com mais de 100 inscrições. O parlamentar cita que o corpo de jurados teve dificuldade na escolha devido ao alto nível dos trabalhos.

Uma sessão solene foi realizada na noite de quinta-feira (16) para a entrega da premiação. Estiveram presentes os vencedores, familiares, autoridades e dois ilustres moradores que representam muitas outras pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município. O senhor Lírio Zortéa e a senhora Zulema Susin.

Dona Zula, como é conhecida, aos 17 anos foi a primeira professora convidada pela empresa Zortéa e Brancher a trabalhar com os alunos na época.

Ganhadores

Pela categoria desenho, o trabalho escolhido foi do estudante Kauê Bernardi Alves que desenhou uma araucária. Enquanto que a flor escolhida foi da estudante Hallana Paula Hoffma Carletti que desenhou um lírio laranja.

Na categoria redação, entre os estudantes, os vencedores foram Maria Victória Nosswitz Buzelato que fez abordagem sobre árvore e Esthefany Korb a respeito da flor. Já os vencedores da sociedade foram Tamires Borges da Silva (árvore) e Maria Eduarda Bedendo (flor).

Os vencedores receberam certificado, medalha, troféu e um fone bluetooth JBL.

Almeida agradeceu todos que participaram e comenta que desde o início das atividades juntamente com os demais parlamentares tem buscado implementar uma política participativa com envolvimento da comunidade em decisões importantes.

“Fizemos esse concurso e hoje temos junto aos símbolos do município que já tínhamos, a bandeira municipal, o brasão de armas e também o hino do município, agora o lírio e a araucária como flor e árvore representando o nosso município, respectivamente”, destacou.

Rodrigo explica que a Câmara de Vereadores estará realizando um Projeto de Lei para registrar os novos símbolos do município. A expectativa é que o Executivo possa desenvolver ações referentes a recuperação de áreas degradadas e embelezamento, com o plantio da árvore e da flor.


Enquete