Social

Capinzal tem a maior população estrangeira entre os municípios da AMMOC – Administração promoveu palestra sobre o tema

  • Gabriel Leal
  • 13/03/2024 14:15
116375156865f1df79436094.74984195.jpg

A presença de imigrantes, ou seja, aqueles que vieram de outros países para residirem ou trabalharem em Capinzal é a maior entre os municípios da Associação dos Municípios do Meio Oeste de Catarinense (AMMOC).

Diante dos fatos, a Administração Municipal, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Colegiado de Assistência Social das Associações dos Municípios Catarinense pertencente a Associação dos Municípios do Meio oeste Catarinense (COAS - AMMOC), promoveram na tarde da última terça-feira (12), às 14h, nas instalações do campus da Unoesc de Capinzal, uma roda de conversa sobre o processo migratório na região da AMMOC.

A Secretária de Assistência Social, Samara Leorato, revela que desde o ano de 2020 o trabalho efetivo de atendimento ao imigrante é efetuado, principalmente nos períodos de 2021 e 2022, durante a pandemia.

Além disso, Samara pontua que Capinzal comporta atualmente cerca de 3.500 imigrantes, entre Africanos, Haitianos e Venezuelanos. Ela ainda destaca que entre os municípios correspondentes a região da AMMOC, Capinzal é o maior com a presença dos referidos agentes.

A Secretária também expressa a necessidade de disponibilizar a documentação brasileira aos imigrantes, de modo com que os mesmos possam usufruir dos seus direitos, como, trabalho, assistência médica, alimentação, entre outros...

Neste sentido, a secretaria desenvolve um trabalho por meio de uma central de atendimentos, na Casa do Cidadão, situada na Avenida XV de Novembro, visando dispor o acesso aos determinados documentos, referentes ao âmbito residencial, para que ocorra o encaminhamento junto a Polícia Federal de Chapecó, órgão responsável pela emissão do restante dos documentos.

Ademais, Samara relatou que o compartilhamento deste trabalho foi realizado aos outros municípios da AMMOC, que não possuem a modalidade, durante o encontro.

Para que as transações sejam feitas na Casa do Cidadão, o imigrante precisa ser residente de Capinzal, passando a ser auxiliado no preenchimento de formulários, declarações, agendamento na Polícia Federal, além do município disponibilizar o transporte para deslocamento até Chapecó.

Mensalmente são ofertadas quarenta vagas para retiradas dos documentos.

No de 2023, foram atendidos 2.217 estrangeiros. Em janeiro de 2024, 362 atendimentos e em fevereiro, 331.

As saídas de Capinzal foram registradas por parte dos Haitianos e Africanos.

Já a entrada tem maior número através de Venezuelanos.

Samara também comenta que o município possui apoio das empresas no que se refere a empregabilidade dos estrangeiros, mas, comenta que existem diversas dificuldades neste sentido, tendo em vista a ausência de suporte por parte do Governo Federal.


Enquete