Celebração especial marcou a comemoração do Dia do Músico na Igreja Mariz

  • Capinzal FM
  • 24/11/2021 07:54
909368352619e1bf33c47c3.85738993.jpg

Na noite de domingo (21) o coral e o Sexteto municipal realizaram uma homenagem para Santa Cecília padroeira dos músicos.

 

No dia 22 de novembro a igreja celebra Santa Cecília, a Santa Padroeira dos músicos. Em homenagem à data o Sexteto Municipal e o Coral Infantil Municipal participaram da liturgia da Santa Missa dominical às 19h, na Igreja Matriz, momento de grande emoção em que as crianças do coral cantaram lindamente os cantos litúrgicos da celebração.

 

Esta apresentação é uma tradição que acontece todos os anos em dias próximos ao dia de Santa Cecília e encanta sempre a todos os paroquianos presentes.

 

História

 

Santa Cecília era de família romana pagã, nobre, rica e influente. Estudiosa, adorava estudar música. Desde a infância era muito religiosa e fez voto secreto de virgindade. Porém os pais armaram para ela um casamento. Após as núpcias, Cecília contou ao marido Valeriano que era cristã e do seu compromisso de castidade. O marido acatou o pedido de Cecília, mas pediu um sinal de que realmente seu voto era sério. Um dia, chegando em casa, viu Cecília rezando e um anjo ao seu lado. Imediatamente converteu-se ao cristianismo e junto com ele seu irmão Tibúrcio.

 

Entretanto a denúncia de que Cecília era cristã chegou as autoridades romanas. Ela foi presa junto com seu marido e seu cunhado. Julgados, se recusaram a renegar a fé. Cecília foi levada para uma câmara com ar quente para ser asfixiada. Na câmara começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus e por este motivo e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ficou consagrada como padroeira dos músicos.

 

Finalmente, após várias tentativas de executá-los sem sucesso, os três foram decapitados.

 

O corpo da virgem foi enterrado nas catacumbas romanas e no terreno do seu antigo palácio foi construída a igreja de Santa Cecília, onde era celebrada a sua memória no dia 22 de novembro, já no século VI. Muitos anos depois constatou-se que o corpo de Cecília não tinha se corrompido.


Dentre as santas veneradas pela tradição da Igreja, Cecília é a que mais tem basílicas em Roma e nenhuma outra conseguiu tantas igrejas em sua homenagem e memória. Santa Cecília também é a padroeira dos músicos e dos cantores sagrados. A sua simplicidade e fidelidade ao Cristo marcaram seu nome na vida da fé cristã.


Participe dos GRUPOS DE WHATSAPP da Rádio Capinzal

Receba as notícias atualizadas em tempo real

Acessehttps://chat.whatsapp.com/L6cT0sWw31aIDjb8X0OdLL



Créditos: Marina Schena Lanhi (Pascom)


Enquete