Saúde

Confirmado 3 casos autóctones de dengue em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 15/03/2024 10:51
79908990965f45276a98852.50709772.jpg

A Secretaria da Saúde de Capinzal confirmou na manhã desta sexta-feira (15) mais três casos de dengue, elevando para cinco o total de registros neste ano. Os novos casos envolvem dois homens e uma mulher, com idades de 42, 46 e 43 anos.

Tailana Bazzo, responsável pela Vigilância Epidemiológica, revelou que os três novos casos são considerados autóctones, indicando que a transmissão da doença ocorreu dentro do município. Os pacientes não viajaram para áreas com transmissão da doença.

Capinzal agora está sob alerta, sendo considerado um município com transmissão local de dengue. Tailana enfatizou a necessidade de intensificar os cuidados. Ao surgirem sintomas, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, náusea, vômito e manchas vermelhas na pele, é crucial procurar imediatamente uma unidade de saúde.

É importante ressaltar que a dengue não é transmitida entre pessoas e não requer isolamento. A transmissão ocorre exclusivamente através do mosquito Aedes aegypti.

Tailana reforçou o apelo à comunidade para manter os terrenos limpos, evitando o acúmulo de água, e assim contribuir para o controle da proliferação do mosquito transmissor. Ela também recomentou o uso de repelentes no uso da pele e repelentes de ambientes e sprays, bem como o uso de roupas compridas.


Enquete