Educação

Escola de Educação Básica Mater Dolorum comemora 72 anos de história

  • Jardel Martinazzo
  • 15/09/2021 15:48
898281959614245210e5372.53815608.jpg

A Escola de Educação Básica Mater Dolorum comemora 72 anos nesta quarta-feira, dia 15 de setembro. Por sua salas e corredores já passaram milhares de alunos e profissionais, que dedicaram seu tempo para apreender e ensinar. Certamente estão orgulhosos de terem feito parte dessa história que está intimamente ligada ao desenvolvimento do município.

Giana Martins conta da satisfação de ter sido aluna, professora e há 12 anos atuar como diretora do educandário. Ela lembra que a história começou com as Irmãs Servas de Maria Reparadoras e ao longo de mais de sete décadas teve a participação de inúmeros profissionais. 

Em razão da pandemia, a comemoração desse ano será com algumas atividades internas. No dia 30 de setembro será realizado o Festival Interno da Canção. A intenção é abrir para a participação das famílias, mas respeitando o mapa de risco e o PlanCon.

Também será realizado a OLIMATER, a reativação do Grêmio Estudantil que teve suas atividades afetadas pela pandemia e a reinauguração do ginásio de esportes do educandário e o ateliê de artes que estão sendo reformados.

“Sempre tenho dito e afirmo que a educação pública ela não se faz sozinha, ela precisa muito de parceiros. Durante a trajetória a comunidade esteve presente toda vez que foi solicitada. Seguimos de mãos dadas, sempre numa parceria com a comunidade escolar. Nossa gratidão e feliz aniversário a família Mater Dolorum”, destacou Giana.

O Mater atende 464 alunos, distribuídos no Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI), Novo Ensino Médio, Ensino Médio Regular Noturno e Atendimento Educacional Especializado. A equipe é composta por 50 profissionais da educação e 5 serviços gerais

História 

A pequena comunidade de Rio Capinzal, liderada pelo Padre Mathias Michelizza, adquiriu duas mansões de propriedade de José Thomazoni e implantou uma pequena escola pública, o Grupo Escolar Santa Catarina, em 1934. Os primeiros professores ministravam aulas para o Primário e para o curso de formação de professores. Em 1948 a escola foi desativada e freiras da Congregação das Imãs Servas de Maria Reparadoras aqui chegaram para trabalhar e habitaram o velho prédio, pois um novo fora construído.

Em 1949, começa oficialmente a história do estão grupo Escolar Particular Mater Dolorum. O curso ginasial surgiu em 1952, o segundo grau uma década depois.  Mais tarde, o novo colégio fora construído de alvenaria, com espaço mais amplo. A Escola, então, depois de outras denominações, passou a chamar-se Colégio Mater Dolorum, quem em latim quer dizer “Mãe das Dores”, a protetora das Irmãs.

Mas manter uma escola particular não era tarefa fácil naquele tempo, e, em 1985, o Governo do Estado de Santa Catarina adquiriu o prédio. Passou, assim, a ser chamado Colégio Estadual Mater Dolorum, até que, em 2000, denominou-se Escola de Educação Básica Mater Dolorum.


Enquete