Jornal A Semana

HOMENAGEM PÓSTUMA A UM PADRE AMIGO!

  • Douglas Varela
  • 17/09/2021 08:16
103400815461447935545f60.52771029.jpg

A nobreza do ser humano é medida por sua capacidade de rememorar bons acontecimentos da existência, em ter a oportunidade de expressar sua gratidão aos que lhe ajudaram e desfrutar de sólidas e sinceras amizades.

Infelizmente vivemos no tempo do 'descartável', onde a hipocrisia tenta demonstrar que nesta vida 'nada tem valor'. Neste imbróglio, uma das riquezas do ser humano, o seu 'sentimento', acaba sendo mero adjetivo; outra pérola colocada em escanteio é a própria 'alma', em nome da arrogância e da suposta 'alienação e doutrinação religiosa', tentam aniquilá-la. Este mecanismo perverso leva o ser humano à ambição e passa a imaginar que bens materiais, 'fome' desenfreada pelo poder, tendo alicerce em falsidade, mentira e enganação poderão ter triunfo 'eterno'.

Na contramão deste desprezível 'descarte', encontramos as criaturas magnificas contribuidoras para este mundo melhorar. Encontrei uma destas criaturas, mas, na semana passada, ela encerrou sua missão neste mundo, após lutar contra a Covid, trata-se do amigo: Padre Jair Antônio Gorlach, da Congregação do Verbo Divino, com 47 anos, faleceu em 05/09/2021.

Sinto enorme tristeza, pois enquanto o Padre Jair esteve à frente de nossa comunidade católica, fomos muito próximos. Chegou recém-ordenado, assumindo uma paróquia (ainda não era diocese) e com garra e humildade cativou seus fieis. Posso dizer: cresci na espiritualidade e dimensão do trabalho comunitário, tendo esse padre amigo, como nosso líder.

Era um gremista apaixonado, meticuloso ao falar, sempre tendo a conciliação como premissa, acabou tendo uma proximidade com toda minha família. Constantemente visitava nossa casa, e em cada visita, era uma festa, até fogos soltávamos para recebê-lo. Todos em casa tinham admiração, respeito e consideração por este grande amigo. Meu pai (in memoriam) gostava da boa conversa deste padre amigo. Realmente, não apenas em nossa comunidade católica o Padre Jair deixou seu legado, mas também na história de toda minha família.

Entre tantas atividades que desenvolvemos na paróquia junto com o Padre Jair, um dos trabalhos que tenho orgulho em salientar, foi à implantação do informativo paroquial, intitulado “O Mensageiro Paroquial”, inclusive contou com a participação de meu filho, Paulo Henrique. Este informativo circulou até sua transferência, para Lontras (SC), momento histórico em que a paróquia Nossa Senhora de Fátima de Naviraí, elevou-se à diocese, em julho de 2011.

Quando ficamos sem um amigo, que nos deixa de forma repentina e muito nos ajudou, fica um vazio imensurável. Faltam palavras para expressar este sentimento de perca. Entretanto, essa partida, comprova que venerar a materialidade, o consumismo e o 'mundo descartável' é um profundo engano.

Deus nos permita sempre lembrar que neste mundo nada é meu, seu, ou nosso. Tudo é emprestado. Porque a única certeza que temos, é que um dia, mais cedo ou mais tarde, a morte vem e nos toma tudo. Este Padre amigo nos deixa essa certeza que não somos donos de nada, como diz a canção, 'tudo é do Pai'.

Obrigado Senhor, por ter permitido que este amigo fizesse parte de minha vida, de nossa família e da comunidade Nossa Senhora de Fátima. Descanse em paz, nosso bom amigo, Padre Jair!

.......................................................................
OBS: A data de 15 de setembro, não pode ser esquecida: o Colégio Mater Dolorum completa seus 72 anos de existência! É um registro histórico para Capinzal/Ouro, mas também, faz parte de minha história de vida! Parabéns aos que lutam para a manutenção desta instituição, pois ela engrandece e leva o ensino aos desejosos em viver em um país culto e grandioso!


Enquete