Coronavírus

HUST zera ocupação de leitos de UTI na Ala Covid e Enfermaria

  • Jardel Martinazzo
  • 24/11/2021 06:34
768535301619e0816165395.29423243.jpg

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba zerou nesta terça-feira (23) a ocupação de leitos na Ala Covid, tanto na UTI quanto na Enfermaria. A notícia foi comemorada pela direção da unidade, após um período de 1 ano e oito meses, com 4.643 atendimentos, 946 internados na Ala Covid, 713 altas hospitalares e 233 óbitos.

Durante este período, o hospital foi praticamente transformado para atender a demanda da pandemia, com uma equipe de 88 servidores, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e funcionários da área operacional de apoio, e mais de 30 profissionais médicos trabalhando intensamente na Ala Covid para atender os 15 leitos de UTI Covid e os 15 leitos de Enfermaria.

“Hoje conseguimos zerar os leitos de UTI Covid e Enfermaria, ou seja, não temos nenhum paciente internado na Ala Covid. Isso é motivo de alegria, satisfação, reconhecimento e gratidão à toda essa equipe que trabalhou incansavelmente para poder amenizar e dar esperança a tantos pacientes e seus familiares”, destacou o diretor-geral Alciomar Marin, ao acrescentar que a equipe passou por situações inimagináveis no período crítico, em que haviam pacientes na fila de espera por leitos.

“Apesar de toda a liberação de atividades sociais e festivas, temos que ter consciência de que a pandemia não acabou. É preciso todo o cuidado para não cairmos em uma armadilha de um revés, pois presenciamos muitas e muitas situações de angústia que não desejamos que retorne”, alertou o diretor.

Marin explicou ainda que apesar de não haver pacientes internados nos leitos de UTI Covid e Enfermaria, a estrutura permanece até o final do ano. Para 2022 a situação está sendo amplamente discutida junto a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Fonte: Caco da Rosa


 

Enquete