Jornal A Semana

INSPIRE-SE NO FILME “O SABOR DA VIDA” PARA O SETEMBRO AMARELO

  • Douglas Varela
  • 17/09/2021 08:08
11853023106144778c9f6049.22571538.jpg

Imagem: Cena do filme SABOR da Vida: Wakana, Tokue e Sentaro. Direção e Roteiro: Naomi Kawase; Produtor: Masa Sawada, Koichiro Fukushima, Yoshito Oyama; Elenco citado no artigo: Tokue (Kirin Kiki), Sentaro (Masatoshi Nagase), Wakana (Kyara Uchida); Produção: Comme des Cinémas, Nagoya Broadcasting

Zelia Maria Bonamigo
Jornalista e Antropóloga Social.
zeliabonamigo@uol.com.br


Nunca provou a iguaria dorayaki, panqueca recheada com pasta de feijão, preferencialmente vermelho, feita com receita japonesa? A clientela do jovem Sentaro já provou, agora quer ver o sorriso no rosto dele, pois ainda continua envolvido com os fantasmas do seu passado. Ele toma conta de um quiosque, no Japão, onde é feito o filme “O Sabor da Vida” (veja os créditos na legenda da foto).

Mas a pasta de feijão que comumente usa não chega nem perto da pasta de feijão elaborada pelas mãos de Tokue, já deformadas pelos 50 anos desse trabalho em seus 70 anos de vida. Por algum entendimento interior, ela pede emprego a Sentaro, mas, por ser idosa, e por ele ver suas mãos deformadas, reluta. Mas não resiste após degustar a amostra recebida de Tokue. “Nunca experimentei algo assim” ₋₋ ele diz.

No cotidiano do quiosque, enquanto cumprem o passo a passo da receita, e esperam horas e horas até atingir seu ponto certo, em algum momento, Sentaro, a quem Tokue chama de “chefe”, ouve-a falando algo, e lhe pergunta: “O que foi?”. Ela lhe responde: “Estou falando com os feijões”. Ou seja, a receita inclui interação com o Natural (no caso, os grãos, a receita, o tempo).

O sucesso das dorayakis cresce. Entre os clientes jovens está a solitária Wakana. Ela ouvira falar que Tokue tinha as mãos deformadas por causa da lepra, pois vivera como prisioneira, como os demais leprosos, num lugar distante da cidade, construído pelo governo. Ao saber disso, a patroa de Sentaro lhe dá ordem para que ele a demita, ele lhe dá uns dias de descanso.

A presença de Tokue no quiosque incentiva Sentaro e Wakana a vencerem seus próprios fantasmas. Aliás, Wakana conta a Sentaro sobre a noite que ficara admirando a lua, com Tokue, experiência que lhe dá sentido novo à vida. (Não vou lhe dar espoiler do final do filme, claro, você encontra o trailer na internet).

Em algum momento, Tokue observa a cerejeira florida e diz que alguém não precisa fazer nada para ser importante, apenas escute os sinais do que é Natural e aja, ou seja, entenda o pássaro engaiolado, que lhe pede para soltá-lo, contemple as árvores floridas, cure as lembranças tristes, siga a intuição, leve esperança a alguém. E, acrescento, no caso do Setembro Amarelo, previna o suicídio de alguém.

E você? É Setembro Amarelo. Talvez conheça alguém sem razão para continuar a viver, por não conseguir vencer seus fantasmas sem ajuda. No filme, uma panqueca recheada com pasta de feijão não é só receita de doce, mas apresenta idéias para se prevenir o suicídio de alguém. Tokue, Sentaro e Wakana venceram conflitos mediante sua integração com os elementos Naturais. Ajude alguém.


Enquete