Legislativo

Legislativo capinzalense aprova Moção de Aplauso pelos 30 anos da Epagri

  • Jardel Martinazzo
  • 24/11/2021 07:39
885486473619e163d1d3023.86013648.jpg

A Câmara de Vereadores de Capinzal aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (23) uma Moção de Aplauso à Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) que completou no sábado, dia 20 de novembro, 30 anos de atividades.

A homenagem foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo, Vilmar Rech, extensionista do escritório de Capinzal que agradeceu o reconhecimento do legislativo capinzalense. Citou que o serviço de extensão rural está presente no município desde 1957, sendo que nos últimos 30 anos como Epagri.

Epagri

Em 1991 o Estado uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.

De lá para cá, a EPAGRI se firmou junto à sociedade como uma empresa confiável e eficiente, sempre ao lado dos catarinenses.

Atualmente está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural.

Dispõe de 13 (treze) unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado de Santa Catarina a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região.

A estrutura da Empresa conta ainda com 13 (treze) Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais, os quais contam com alojamentos, refeitórios, auditórios, salas de aula e outros equipamentos necessários para desempenharem suas funções.

Para manter tamanha estrutura em funcionamento, a EPAGRI tem uma equipe de 1686 colaboradores, 40,4% alocados na extensão, 24,4% atuando na pesquisa, 26,6% dedicados ao apoio às duas áreas e os 7,6% restantes desempenhando funções de gestão.

O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela EPAGRI ao longo de seus 30 anos de história.

Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões.

No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do país, além de sermos o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas, tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

Os números comprovam o que os agricultores familiares catarinenses sabem há 30 anos: a EPAGRI é uma das grandes responsáveis por levar alimento de qualidade à mesa dos brasileiros, cumprindo plenamente sua missão de produzir conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade.

Deste modo, os vereadores enaltecem, agradecem, aplaudem e parabenizam a EPAGRI pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Santa Catarina ao longo dos seus 30 (trinta) anos de muito esforço e dedicação.


Participe dos GRUPOS DE WHATSAPP da Rádio Capinzal

Receba as notícias atualizadas em tempo real

Acessehttps://chat.whatsapp.com/L6cT0sWw31aIDjb8X0OdLL



 


 

Enquete