Saúde

Prefeitura de Capinzal realizará fumacê no combate à dengue no Loteamento Santa Terezinha

  • Gabriel Leal
  • 08/04/2024 12:11
7514168466140cb877a0d8.24431892.jpg

Foto: Divulgação/ilustrativa

A Prefeitura de Capinzal, por meio da Secretaria da Saúde, realizará na manhã desta terça-feira (09) uma operação de fumacê no Loteamento Santa Terezinha, área onde têm sido identificados diversos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação visa combater a propagação da doença, que tem apresentado casos suspeitos, confirmados e focos do mosquito Aedes-Aegypti na região.

De acordo com a secretária de saúde, Kamille Sartori Beal, a técnica empregada envolve o uso de uma bomba costal que dispersará uma "nuvem de fumaça" contendo um inseticida capaz de eliminar grande parte dos mosquitos adultos. Embora não seja o método mais seguro para erradicar os mosquitos, é reconhecido pela sua rapidez, praticidade e eficácia.

Kamille enfatiza a importância da colaboração dos moradores, recomendando que mantenham suas janelas e portas abertas durante o processo para otimizar a efetividade da ação. Além disso, ela tranquiliza a população, assegurando que o produto utilizado não representa riscos à saúde humana.

Vale ressaltar que esta modalidade de combate atinge o mosquito adulto, inviabilizando novas contaminações. Entretanto, o cuidado para o não surgimento de focos se faz necessário, tendo em vista o não atingimento do produto para as larvas do referido mosquito.

Esta nuvem de fumaça permanece ativa entre 30 e 45 minutos, posteriormente a isto, não se tem efeitos combativos do determinado item. As ruas que receberão este processo serão: Geraldino Firmo Almeida, Emilio Dagnoluzzo, Emílio Barison e Sérgio Sufredini.


Enquete