No ar

Marlo Matielo

Super Manhã

08:00 - 09:59 com Marlo Matielo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • WHATS

10 de Setembro – Dia Mundial de Combate ao Suicídio

10 de Setembro – Dia Mundial de Combate ao Suicídio

Nesta quinta-feira (10), é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data serve como um alerta para um tema delicado e que algumas correntes até mesmo evitam diálogos sobre o assunto. O Setembro Amarelo foi criado para conscientizar sobre a situação. Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, e envolve pessoas de todas as idades. O tema escolhido para os anos de 2019 e 2020 é: "Trabalhando juntos para prevenir o suicídio". 

CAPS

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente de pacientes que sofrem de transtornos mentais de severos a graves, tais como: psicoses, neuroses, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas. Essa instituição foi criada para combater os antigos manicômios, e oferecer um serviço de qualidade para esses pacientes, com profissionais capacitados que possibilitem um tratamento mais humano e digno para estas pessoas, bem como a reinserção destes à sociedade.

Os CAPS I de Capinzal e Microrregional de Ouro contam com uma equipe multidisciplinar (Assistente Social, Consultor em Dependência Química, Enfermeira, Médico Clinico Geral, Médico Psiquiatra, Psicóloga e Psicopedagoga) que tem por objetivo realizar um atendimento especializado para cada paciente frente a sua necessidade no momento. Ao chegar na instituição, o paciente passa por uma avaliação, a qual definirá seu tratamento, seja através de acompanhamento individualizado ou grupo terapêutico. Na busca de um tratamento eficaz, disponibiliza um terapeuta referência para acompanhar cada caso, e assim criar uma relação de confiança entre paciente e terapeuta. Busca ainda fortalecer os vínculos familiares, os quais por muitas vezes encontram-se fragilizados devido as dificuldades em lidar com um familiar com transtorno mental ou até mesmo com usuário de substâncias psicoativas.

Além dos serviços acima citados, as instituições tem papel fundamental em campanhas de prevenção, principalmente no que tange ao suicídio. Os índices vêm aumentando cada vez mais. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2019, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano. No Brasil, foram registrados 13.467 casos de suicídio, onde mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e transtornos de humor.

Devido ao aumento gradativo de casos, no ano de 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, sendo assim, durante todo este mês são realizadas ações para prevenção. Cabe ressaltar, que o Setembro Amarelo é uma campanha Internacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. A origem do setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos em 1994. A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história que a inspirou. Um jovem americano de apenas 17 anos que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.

Devido a pandemia e as restrições nos serviços dos CAPS, busca-se realizar de forma diferenciada a propagação da campanha, ofertando a população uma forma inversa, ou seja, o de valorizar a vida. Neste dia está sendo disponibilizado no comércio saquinhos com sementes de girassóis e mensagens de motivação. As sementes são um convite para que a população em geral participe deste projeto, plantando uma semente e oferecendo as demais para outras pessoas, justificando desta forma o nome deste projeto MULTIPLICANDO VIDAS.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 10/09/2020 08:21



Principais Notícias

Publicado em 24/10/2020 07:36 por Jardel Martinazzo

Impeachment: Moisés será afastado e Daniela assumirá governo

O Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment formou maioria e definiu o afastamento do governador Carlos Moisés [...]

Publicado em 24/10/2020 07:17 por Jardel Martinazzo

Homem é preso após agredir pai com faca em Capinzal

Um homem foi preso no final da noite de sexta-feira (23) após agredir o próprio pai no Loteamento São Luiz, em [...]

Publicado em 23/10/2020 14:00 por Douglas Varela

Portaria estabelece novas medidas para o controle de Brucelose e Tuberculose em SC

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) mantém com a fiscalização em uma [...]

Outras notícias

Publicado em 24/10/2020 08:39

O NOVO VAREJO: ON LINE E OFFLINE

Existe uma série de tecnologias desenvolvidas recentemente para o varejo. [...]

Publicado em 23/10/2020 11:35

Governador Carlos Moisés inaugura nesta tarde a pavimentação da SC-467 que liga os munícipios de Ouro e Jaborá

O Governador Carlos Moisés da Silva estará na tarde desta sexta-feira (23) [...]

Publicado em 23/10/2020 11:17

PRF recupera veículo roubado em Campos Novos, na BR 470

Nesta quinta-feira (22), por volta de 14h45, policiais rodoviários federais [...]

Publicado em 23/10/2020 10:27

PARA QUEM VAI TEU VOTO?

Com pouco mais de vinte dias para a eleição de 15 de novembro, novamente [...]

Publicado em 23/10/2020 10:21

CRIANÇAS ESCRITORAS EM SUA CASA

Zélia Maria BonamigoJornalista e [...]

Publicado em 23/10/2020 09:34

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

A Receita Federal abre hoje (23), às 10h, a consulta ao lote residual de [...]