Jornal A Semana

A GRATIDÃO

  • Douglas Varela
  • 20/06/2020 09:01
20878486885eedfaa786e120.50375229.jpg

Gratidão! Hoje em dia vemos mãozinhas de gratidão por toda parte, em qualquer foto, em qualquer tipo de comentário, espalhadas pela internet em todas as redes sociais. Lamentável que algo tão sagrado virou coisa comercial.

Estou mesmo sendo grato ou estou somente tentando mostrar aos outros “o que eu tenho e que estou curtindo a vida”?

Fácil é ser grato e espalhar aos quatro cantos do mundo quando se compra um carro novo, quando se está na praia, se divertindo em uma balada, em uma foto de aniversário do pai/mãe (que só são lembrados neste dia). Será que isso é realmente gratidão?

Ser grato em momentos bons é o mínimo que podemos fazer, é obrigação! Arrisco dizer que é redundante ser grato em momentos favoráveis, pois eles nada tem de edificante, são apenas recompensas. Não há dificuldades em reconhecer um momento agradável, e certamente estes não lhe acrescentam 10% da evolução que um momento difícil pode proporcionar.

A verdadeira gratidão vem em detrimento de vários outros fatores, é uma consequência da aliança de sentimentos como a resignação e a fé, por exemplo. Aliás, a gratidão verdadeira não é possível sem a fé, verdadeira e racional, afinal, de que outra forma eu poderia ser grato por algo ruim?

Ser grato é saber que tudo que acontece conosco é devido, seja bom ou ruim, é aceitar, agradecer, e pedir força para encarar. Nem tudo são flores. Momentos bons e favoráveis ao conforto dificilmente são tão instrutivos quanto um momento ruim o será.

É importante entender que a vida é uma alternância entre dias de sol e tormenta, quando não estamos vivendo em um, estamos em outro. É crucial a consciência de que infortúnios virão, e que são necessários. A pretensão do ser humano em querer viver somente os dias bons só se realizará se ele aceitar hoje a batalha de seus dias ruins e ser grato por eles. Viver somente em mar de rosas, para nós, é como caminhar em círculos, não há progresso, a dificuldade é a companhia de que necessitamos para nos derrubar, tirar nosso equilíbrio e nos fazer caminhar para direções diferentes, ela só nos deixará quando aprendermos a caminhar sempre em frente, e nos lembraremos dela com o apreço que temos por um sábio amigo.

Tenha atitudes positivas sempre em sua vida, não importa o tamanho do problema ou da graça. Saiba que nem mesmo um copo de sua casa se quebra sem propósito. Sorria, aceite, limpe a bagunça, tente aprender a lição sempre. Tenha certeza de que cada vez menos copos se quebrarão.

Ser grato sempre remove o sofrimento dos momentos de dor, mas percebam que isso não significa que não será doloroso mas, sim, sem sofrimento.

Um abraço, meus amigos! Até a próxima!

 


Enquete