Jornal A Semana

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA VIDA

  • Douglas Varela
  • 05/09/2020 10:55
232310665f53993f7aa3c1.85505339.jpg

Toda boa história começa com uma boa apresentação. Muito prazer, meu nome é Leonardo William Antunes, tenho 21 anos e trabalho no ramo de negociação há aproximadamente 2,5 anos, área com a qual realmente me identifico pela imensa gama de oportunidades que as transações comerciais oferecem. Negociar é uma arte regida pela capacidade de persuadir de maneira que todos saiam satisfeitos com seus ganhos. Resolvi iniciar a escrever sobre educação financeira e sobre sua importância devido ao seu papel na boa administração do lar, bem como devido ao seu impacto, positivo ou negativo, que uma boa ou má administração nesse sentido possa favorecer.

Sabemos que mais de 60% das famílias brasileiras se encontram endividadas, e a inadimplência, aumentando, o que nós torna reféns dos juros e das instituições financeiras. Os mais afetados com o endividamento são as famílias de baixa renda, as quais, pela falta de conhecimento em administração e finanças do lar, acabam arrecadando dívidas desnecessárias continuamente, com uma grande bola de neve como resultado ao final disso.

Eu agradeço a meus pais que tiveram a iniciativa de me ensinar desde cedo a como administrar meu dinheiro de maneira consciente, mas infelizmente nem todos tem essa oportunidade. Durante toda a minha jornada no ensino fundamento e colegial, nunca encontrei professores que ensinassem sobre investimentos, taxa de juros e como lidar com o próprio dinheiro quando se começa a conquistá-lo. Motivado por isso, penso que devemos ensinar a próxima geração a aprender a administrar corretamente o dinheiro, para não torná-las pessoas frustradas financeiramente. Ao mesmo tempo, frente a uma perspectiva atual do Brasil, vejo que será cada vez mais complicado viver às custas do governo por meio de aposentadorias precoces, assim como era uma vez; vai ser mais raro encontrar pessoas satisfeitas com o salário mínimo encontrado no final do trajeto após uma vida inteira de contribuição para o INSS... Assim, para que nossos descendentes não passem por essa frustração, devemos conduzi-los pelo caminho correto da independência financeira, ensinando-os a magia dos juros compostos e como devem ser utilizados.

Para todos seria de suma importância o aprendizado para lidar com o dinheiro desde de cedo, economizando desde a primeira mesada. Saber que devemos sempre gastar menos do que ganhamos e que tem que possuir uma reserva de emergência para possíveis gastos inesperados, poderia mudar a atual situação de muitas pessoas atualmente.

Durante o trajeto devemos saber qual banco escolher, qual o investimento é mais adequado para o perfil de cada pessoa, afinal nem todos desejam investir por 50 anos. Assim conhecendo mais a si mesmo saberás qual o caminho que deves seguir para continuar no trajeto e manter seu patrimônio sempre estável e em crescente aumento.

 


Enquete