Geral

Administração trabalha na reativação da balsa que faz a travessia entre Zortéa (SC) e Machadinho (RS)

  • Jardel Martinazzo
  • 11/05/2021 09:14
91005975060998d0a9d8149.93948488.jpg

Foto: Arquivo

A prefeitura de Zortéa está tomando todas as medidas necessárias para a retomada da balsa que faz a travessia entre a comunidade de Volta Grande (SC) e Machadinho (RS). Os serviços estão paralisados desde o começo de janeiro desse ano.

Em entrevista à reportagem da Rádio Capinzal, o Secretário de Administração e Finanças, Edson Antônio Calliari Moro (Edinho) relatou que no dia 1º de janeiro o motor da balsa apresentou problemas e precisou ser consertado.  

Edinho explica que durante a manutenção foi verificada a documentação da balsa e constatado algumas pendências junto às duas agências reguladoras que fazem a fiscalização – ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e Marinha. A primeira faz a regulamentação da travessia e a segunda é responsável pela segurança. 

O secretário explica que a Marinha já realizou uma vistoria e constatou algumas pendências as quais a prefeitura já fez as devidas correções e na segunda vistoria ficaram alguns itens que foram apontados pelo engenheiro naval. Algumas das situações o prazo estabelecido é de 30 dias e outras de 90 dias para regulamentar.

“A gente vai organizar essas pendências de trinta dias pra poder colocar a balsa para funcionar”, destacou Edinho o qual confirmou que já foi lançado edital de processo licitatório para contratação da empresa que será responsável pela operacionalização da balsa. 

“Primeiro pretendemos regularizar toda a parte de documentação, a parte da empresa que fará a travessia pra aí sim a gente começar a operar essa balsa e não parar mais. Esse é o nosso objetivo, é pra isso que estamos trabalhando, pra não vim a dar problema futuro com novas paralisações”, concluiu.


Enquete