No ar

Marlo Matielo

Super Manhã

11:00 - 11:34 com Marlo Matielo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

APRENDER A AMAR – PARTE III

APRENDER A AMAR –  PARTE III

Vivemos um período de muitas transformações, tanto fora quanto dentro de nós. Fomos todos forçados a alterar nossa rotina de maneira a nos preservarmos de uma contaminação invisível, uma espécie de invasão àquela que seria nossa mais autêntica propriedade aqui na Terra – o próprio corpo. Ao mesmo tempo, quando nos ausentamos daqueles que seriam nossos compromissos de trabalho, escola ou lazer, ou quando adaptamos tais atividades para que custeiem o menor tempo possível de contato, estamos pensando não apenas em nós mesmos, mas no outro. Pensamos naquele senhor idoso cheio de comorbidades e que usa medicações imunossupressoras para conseguir conviver com doenças de longa data; pensamos também na mulher grávida que infelizmente não pode fazer uso de grande parte das drogas que até então vem sendo estudadas, com alguma chance de serem úteis, para o combate ao COVID-19. Sendo assim, estamos no jogo para vencer por nós e por todos aqueles que estão jogando junto conosco, mas que, por alguma razão, apresentam-se em desvantagem em comparação aos demais quanto às armas que possuem para lutar contra essa ameaça. Caro leitor, poderíamos chamar isso de empatia?

Pensar no próximo, amar e querer cuidar do maior número possível de pessoas, a fim de tornar a vida dos outros mais agradável e leve de ser conduzida pela superação dos problemas que surgem... Essa é uma grande meta! Penso que a vida apenas vale a pena quando somos presentados por Deus com um sentimento afetuoso por outra pessoa, de maneira a sentirmo-nos preenchidos pela tarefa de fazer esse alguém mais feliz, tornando-nos uma pitada a mais no seu cotidiano para transformá-lo completamente em textura e sabor. E é dessa forma que nos modificamos por dentro... Curioso pensar como havíamos nos esquecido da nossa humanidade nesse sentido: tão mergulhados que estávamos na loucura do dia-a-dia, nos habituamos a não ter tempo para aqueles que amamos, alegando que os compromissos nos tiravam as oportunidades de convívio. Pois bem, aqui estamos todos vivenciando a maior de todas as oportunidades que poderíamos desejar para reaprender a conviver com o próximo – e consigo mesmo.

Nesse momento, nos cabe rememorar a importância que os pequenos atos apresentam quando bem inseridos na vida da pessoa querida. Gestos de valor imensurável na forma de palavras gentis, abraços calorosos e conselhos sinceros vindos do fundo da alma... Lembremos que amar não significa necessariamente apoiar e incentivar práticas prazerosas mas desprovidas de serventia, mas sim acompanhar com senso crítico o crescimento daquele que nos é especial, a fim de que sua ascensão ocorra por mérito próprio e que esteja solidificada sobre uma base segura de bons princípios. Amar na prática também significa se antecipar, calcular o impacto que seus atos terão na mente e no contexto do outro, de maneira a sacrificar nossos próprios prazeres para não causar sofrimento. E tudo isso exige treino e paciência, até o ponto em que duas ou mais vidas estejam entrelaçadas a tal ponto em que sejam conduzidas harmoniosamente sem grande esforço.

Agora pergunto, se não fosse por essa pandemia, como estaria sua rotina? Acredita mesmo que teria tido tanto tempo como está tendo para passar com os seus? Por esse e outros fatores, estamos passando a valorizar mais a vida em todos os seus mais belos aspectos – desejando o simples em detrimento do excesso; a saúde em detrimento do dinheiro; o retiro em detrimento da exposição... Que o fim desse período de dificuldades traga junto a possibilidade de carregarmos conosco esse novo aprendizado: amar de corpo e alma.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/08/2020 08:56



Principais Notícias

Publicado em 18/09/2020 09:50 por Jardel Martinazzo

Motociclista fica ferido após acidente no bairro São Cristóvão

O Corpo de Bombeiros de Capinzal atendeu um acidente de trânsito com vítima no começo da manhã desta sexta-feira, [...]

Publicado em 18/09/2020 06:53 por Marlo Matielo

Secretaria da Saúde de Capinzal atualiza números da COVID-19

O boletim atualizado da Secretaria da Saúde de Capinzal, divulgado na tarde desta quinta-feira, dia 17, indica que 17 [...]

Publicado em 17/09/2020 10:35 por Jardel Martinazzo

Grupo de Alcoólicos Anônimos Renascer retomará os encontros em Capinzal

Depois de seis meses, o Grupo de Alcoólicos Anônimos Renascer de Capinzal e Ouro estará retomando os encontros na [...]

Outras notícias

Publicado em 17/09/2020 14:40

BRF realiza Semana Global de Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Programa, que entra em sua décima edição, será entre os dias 21 e 25 deste [...]

Publicado em 17/09/2020 12:35

Cesar Valduga assume como deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (17) no Plenário da [...]

Publicado em 17/09/2020 11:01

Reunião mensal da AMPECO foi realizada nesta quarta-feira

Por conta das medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus, [...]

Publicado em 15/09/2020 16:06

Igreja celebra memória de Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa

Nesta terça-feira, 15 de setembro, é celebrado a Memória de Nossa Senhora [...]

Publicado em 15/09/2020 10:49

PP, Republicanos e PSD aprovam Rosane Infeld e Alessandro Moro como candidatos à majoritária em Zortéa

Na noite desta segunda-feira (14) o PP, Republicanos e PSD realizaram suas [...]

Publicado em 15/09/2020 08:41

Governo define normas para a retomada de competições esportivas em Santa Catarina

O Governo do Estado define critérios para a retomada dos eventos e [...]