Educação

Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) contará com sede própria a partir do próximo ano

  • Marlo Matielo
  • 09/10/2020 06:36
1749856455f8032abb863d9.75730852.jpg

Centro especializado para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está sendo implantado em Capinzal 

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Capinzal tem envidado esforços para ter a sua sede própria e oferecer um espaço especializado para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A entidade foi fundada no dia 03 de agosto de 2019. O primeiro passo foi legalizá-la com CNPJ, estatuto e outras formalidades. Também foram realizadas promoções – a exemplo do show com o humorista Badin, no mês de março – para arrecadar os recursos necessários que pudessem garantir a estabilidade financeira e tirar do papel os projetos. 

Atualmente a AMA trabalha com foco na implantação do centro de atendimento. Uma sala cedida pela Administração Municipal de Capinzal, no Loteamento Santa Terezinha, ao lado do Abrigo Casa Lar, está recebendo as melhorias necessárias para atender crianças e adultos. O mobiliário necessário também está sendo adquirido.   

A expectativa da diretoria é concluir as melhorias antes do final do ano e iniciar o atendimento já a partir do mês de janeiro de 2.021. Na segunda quinzena do mês de novembro, a entidade pretende iniciar as matriculas dos alunos e também a seleção dos profissionais que vão atuar no centro. 

O espaço atenderá alunos das cidades de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa. As respectivas administrações municipais já foram oficiadas sobre o plano de trabalho que se pretende desenvolver a partir do próximo ano. 

O centro especializado deverá contar com professor de educação física, artes, pedagogia e psicopedagogia, além de fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. 

Diretoria 

A atual diretoria da AMA está assim constituída: 

Presidente: Adislei Dacas

Vice-Presidente: Janete Padilha

1º Secretário: Noé Jo Paladino C. Paggi

1º Tesoureiro: Gesseli Fatima de Lima Holetz

Diretora de projetos: Daniela Bortoli

Conselhos Fiscais: Patrícia Neis, Solange Jordão, Clarisse Matias, Luciana Cadorin Baretta e Marilzete Fernandes Ribeiro.


Enquete