Educação

Aulas presenciais serão retomadas gradativamente a partir de terça-feira em Capinzal e Ouro

  • Marlo Matielo
  • 27/10/2020 11:43
10241760245f98328d947f63.46347333.jpg

A retomada gradativa das aulas presenciais na rede municipal e estadual de ensino foi o tema central de uma reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira, dia 27, envolvendo prefeitos, vices e secretários de educação dos municípios que integram a AMMOC, e representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Secretaria de Estado da Educação. 

A partir da próxima terça-feira, dia 03, haverá o retorno das atividades presenciais dos alunos mais velhos, ou seja, que estudam nas séries finais do ensino fundamental e médio. 

Em Capinzal, de acordo com a Secretária Veranice Lovatel os primeiros a retornar são os estudantes do quinto e do nono ano do ensino fundamental. Até a próxima sexta-feira, a Secretaria estará capacitando os profissionais do transporte, da merenda, os auxiliares do serviço gerais e os profissionais para a retomada das atividades. 

Segundo a secretária, é obrigação do município oportunizar o retorno aos que querem as aulas presenciais e não haverá prejuízo para os alunos cujos pais optarem por não enviar os filhos as escolas. 

O plano para a retomada das atividades no âmbito local já foi aprovado e os equipamentos de proteção individual (EPIs) adquiridos pelo município. Os pais serão orientados ao longo da semana sobre as questões relativas a sequencia do ano letivo. 

Em Ouro, segundo a secretária Sirley Almeida, o retorno das atividades presenciais na rede municipal se dará pelo quinto ano, haverá o atendimento presencial e o virtual simultaneamente e os pais receberão para análise um termo de responsabilidade. A retomada se dará, a exemplo das demais cidades da AMMOC, seguindo o plano de contingência estadual e municipal.  

NOTA AMMOC

Na manhã do dia 27 de outubro reuniram-se de forma online, Prefeitos, Secretárias(os) de Educação, Gerente Regional de Educação, Sr. Itamar Favetti, juntamente com os Promotores de Justiça que abrangem a Região da AMMOC.
O Gerente Regional apresentou que os planos de contingência municipais foram todos finalizados e aprovados pela Gerência Estadual de Educação e com todos os planos escolares elaborados, ficou decidido o retorno das aulas nas escolas municipais a partir do dia 3 de novembro de forma gradativa seguindo rigorosamente todas as normas.
A retomada das aulas segue todas as normativas do Estado em cumprimento com as regras sanitárias.
Em relação as atividades que possuem restrições, os municípios da Região da AMMOC continuaram seguindo as Portarias do Estado, as quais determinam as condições de acordo com a atividade e o enquadramento da Região.
Os interessados se possuírem dúvidas podem buscar informações em seus municípios.

Enquete